Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Internautas elogiam tema da redação, mas acham difícil escrever sobre inclusão

    Publicado por Agência Brasil
    há 6 anos

    No primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), as hashtags #ShowDosAtrasados e #Enem estão entre os assuntos mais comentados do Twitter. Além de fotos e memes sobre as pessoas que chegam atrasadas aos locais de prova, o tema de redação chamou a atenção de muita gente. “Imaginar o povo chorando por causa do tema da redação, tá sendo melhor do que os memes dos atrasados. #Inclusão #ENEM #ENEM2017”, escreveu uma internauta.

    Em sua maioria, os internautas classificaram como difícil o tema Desafios para Formação Educacional de Surdos no Brasil. “Legal mesmo vai ser quando essa galera que tá fazendo o #ENEM sair hoje e vir pro tt [Twitter] reclamar do tema da redação”, disse um dos internautas. “O que as pessoas poderão falar sobre esse tema da redação, se nem a própria educação discute? #Enem”, escreveu outro.

    Outros comemoraram o tema e alertaram que a educação inclusiva é pouco discutida no país. “Adorei o tema redação !!! Sou surda tenho orgulhosa ! Boa sorte pra os candidatos!! #Enem”, “Não acredito que o tema é sobre inclusão! Eu adoro esse tema e líbras foi um dos melhores cursos extracurriculares que já fiz #Enem”, “Moral da história da redação do #Enem: ser professor não é ser adivinho de algo particular, mas ensinar algo universal que fundamente tudo”, “Sobre o tema da redação do #Enem: achei importante e interessante em um país em que deficientes não têm muitas oportunidades...”, escreveram.

    Alguns internautas fizeram comentários também sobre a língua brasileira de sinais (Líbras) e seus homônimos. “Têm muitos alunos no #Enem pensando: O q q o Brasil tem a ver com a moeda utilizada no Reino Unido? #Líbras #ShowDosAtrasados #RedacaoEnem”, “ Deveriam ensinar nas escolas, não só líbras, mas todos os signos . #enem #G1noEnem”, escreveram os internautas.

    Um deles aproveitou para fazer a divulgação dos aplicativos Hand Talk e ProDeaf, que fazem tradução automática de textos e áudios para líbras. “Aproveitando o embalo do tema da redação do #enem esses 2 apps traduzem o q vc escreve pra líbras, tornando possível se comunicar com surdos”.

    Entre tantas, a maioria das publicações mantêm o bom humor. “Acho que o povo nunca vai ficar feliz com um tema de redação de #Enem nem quando for sobre as férias...”, ironizou uma internauta sobre a clássica redação sobre as últimas férias que muitos estudantes fazem na escola.

    Edição: Juliana Andrade
    • Publicações90686
    • Seguidores338
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações174
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/internautas-elogiam-tema-da-redacao-mas-acham-dificil-escrever-sobre-inclusao/517120254

    1 Comentário

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    Coincidência ou não, para mim este tema tem um alinhamento com ideologias de esquerda que teimam em tratar temas complexos de forma superficial propositadamente ... o famoso "pão e circo".

    Daí a razão de se levar um tema complexo de modo caricato aos que não têm uma formação educacional completa ou de qualidade relevante.

    É como falar de inclusão por meio de cotas e não falar sobre a ausência de investimento massivo no ensino de base e seus reflexos posteriores, especialmente na formação de eleitores mais conscientes que não dariam valor ao populismo.

    É como tratar o combate ao analfabetismo através de medidas psicossociais que não reprovam alunos e que geram meras estatísticas de falsos alfabetizados para o governo. Isso inclusive foi tema de artigo da BBC: http://www.bbc.com/portuguese/brasil-41520784

    É como falar de uma inclusão de pobres por meio de uma renda através de Bolsa Família e não falar sobre a sócio-dependência-econômica que é típica de países adeptos de teorias comunistas ou suas variantes (onde o viver depende de subsídio governamental para quase tudo) ou ainda ignorar que os índices que definiram miséria foram rebaixados por Lula através da Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE), com base em dados meramente declaratórios do IBGE (ou seja, não passíveis de comprovação).

    Todo tema que envolve inclusão tem um efeito imediato e outro mediato. Tratar a inclusão como algo positivo como um simples receber esmola, oculta as verdadeiras intensões de propagandas políticas populistas camufladas ... de boas intenções a estrada que leva ao inferno está cheia.

    A única inclusão verdadeira é aquela que nasce com o indivíduo, que o acompanha desde seus primeiros passos, o resto é medida paliativa (e deve ser tratada como tal) e que deveria servir até as medidas de base surtirem efeitos (um Bolsa Família vir acompanhado de medidas criadoras de empregos, por exemplo).

    Como incluir o surdos no ensino se todos os que não podem pagar por uma boa escola particular são excluídos na medida em que o Brasil é um dos países que menos investe em educação de base?
    http://www.3poderesbrasil.com.br/index.php/2017/09/14/brasil-e-o-pais-que-menos-investe-em-educacao-de-base-mas-e-o-pais-que-mais-gasta-com-universidades/

    A propósito dos gastos do Brasil com o ensino superior, assemelhados aos europeus, alguém aqui acha que nossas Universidades estão num nível qualitativo de ensino semelhante? continuar lendo