Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Justiça autoriza casal a cultivar maconha em casa para tratamento medicinal

Publicado por Agência Brasil
há 7 anos

Resultado de imagem para maconha medicinal

A Justiça do Rio de Janeiro autorizou um casal a cultivar maconha em casa para o tratamento de uma doença crônica de sua filha. A decisão confirma uma liminar concedida em dezembro do ano passado.

Margarete Brito e Marcos Lins obtiveram um habeas corpus preventivo que proíbe qualquer ato contra sua liberdade em razão do cultivo e processamento da maconha em sua residência.

Segundo laudos médicos, a menina teve redução de até 60% de suas crises convulsivas após a utilização, sob a supervisão médica, de extrato artesanal da erva.

Outras decisões judiciais parecidas têm sido proferidas pelo país. Um dos usos do canabidiol, extraído da maconha, é no controle de crises convulsivas de crianças. O produto pode ser importado, mas o custo é elevado. Desde janeiro de 2015, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) liberou o uso medicinal de produtos à base de canabidiol.

Edição: Luana Lourenço

  • Publicações90686
  • Seguidores338
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações8205
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/justica-autoriza-casal-a-cultivar-maconha-em-casa-para-tratamento-medicinal/475796132

Informações relacionadas

Jeferson Freitas Luz, Advogado
Notíciashá 4 anos

STJ: Terceira Seção decide que importar sementes de maconha em pequena quantidade não é crime.

54 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Perfeito

E que se torne algo cada vez mais comum no Brasil, ou melhor ainda que não se precise de uma decisão Judicial...

Somente hipócritas seriam contra a utilização de um remédio, que alivia as crises e permite uma vida mais digna as crianças portadoras dessa terrível doença, que por causa das crises frequentes impede o desenvolvimento motor básico.

Já está na hora de acabar com este preconceito a essa erva medicinal, utilizada a milhares de anos. continuar lendo

Que se libere então para o uso medicinal. Hipocrisia está na conduta daqueles que se valem do lobby para a legalização de uso estritamente medicinal para justificar o consumo ilegal do produto, originário de outra atividade ilegal: o tráfico de drogas. O preconceito não é contra a erva medicinal, nunca vi alguém com preconceito por exemplo contra quem toma um chá de boldo, hortelã, ou utiliza um medicamento fitoterápico. O problema está no oba-oba daqueles que deduzem que, uma vez liberado o produto para uso medicinal, está também liberado para o porte, tráfico e consumo desenfreado, como se qualquer uso fosse benéfico. continuar lendo

@rvelasco sanha

Preconceito sim, o mais puro preconceito, além de ingenuidade de quem não conhece a Cannabis e acredita em tudo o que dizem por ai.

A Cannabis tem relatos em 27.000 a.C , ela tem origem no Afeganistão e era muito utilizada como medicamento e para RITUAIS RELIGIOSOS.

Os nossos colonizadores trouxeram ela pra cá, para plantar, o que era normal.

Muito utilizada pelos africanos, índios e camponeses (veja só), ela começou a preocupar quando veio para a cidade, e os burgueses passaram a utilizar ela, ai foi proibido. PRECONCEITO pois a Cannabis estava ligada a classe baixa da sociedade.

Depois criou-se uma Delegacia, cuja responsabilidade era ACABAR com as práticas de Rituais Religiosos. PRECONCEITO, pois estava diretamente ligada aos NÃO CATÓLICOS.

Então para quem NÃO conhece essa erva, basta dizer que ela é responsável pela violência do tráfico de drogas, que por sinal só existe porque a erva é proibida. Afinal Al Capone só se tornou um grande mafioso, porque a bebida era proibida.

E antes que digam que ela só serve para quem quer ''ver duendes'', ela é matéria prima para mais de 25 mil produtos (uauuuu), que por coincidência temos entre esses produtos o papel, o tecido e o COMBUSTÍVEL (nossa).

Já pensou como seria se o petróleo se tornasse obsoleto, e pudéssemos andar a base de um combustível totalmente sustentável. QUEM me diga sai perdendo com isso.

Já pensou se pudéssemos acabar com o desmatamento já que a Cannabis vira papel. E antes de mais nada ela também é matéria prima para material de construção.

Agora me diga, porque essa erva tão maravilhosa (minha opinião) que pode nos oferecer a baixo custo uma sociedade sustentável não é produzida em larga escala, quem perde com isso?

Quem deixaria de ganhar milhões se o tráfico deixasse de existir, se em vez de pagar caríssimo por remédios, poderíamos nós mesmos cultivar a Cannabis, quem deixa de ganhar se ela for liberada? continuar lendo

Nobres colegas, uso medicinal da maconha para curar e/ou propiciar o tratamento de uma anomalia é uma coisa, ser usuário de maconha é outra coisa totalmente diferente, ser militante da liberalização geral do uso da maconha é uma situação absurda totalmente distante da realidade apresentada no texto. Estão confundindo catraca de canhão com conhaque de alcatrão. Não dá para associar os fatos distintos. Ademais, esta família vai precisar da ajuda de um médico ou de um farmacêutico para preparar as doses necessárias para a paciente (filha), caso contrário, poderá ocorrer a ministração de uma overdose que poderá levar a menina a óbito. Dito isto. Pois, bem. Os adeptos e sectários da esquadrilha da fumaça não perdem tempo, estão querendo associar uma situação esdrúxula para tratamento de uma anomalia com a liberalização geral do uso da maconha em qualquer situação, inclusive denominada por eles, como uso recreativo da maconha. Se não fosse trágico, seria cômico, um raciocínio néscio desta natureza. A maconha é uma droga lesiva como qualquer outra, causa danos fisiológicos, o seu consumo causa danos irreversíveis ao usuário, destruições das células nervosas das quais não se regeneram, torna o usuário imprestável para a vida social. Ademais, a atitude néscia do uso emburrece o usuário, tornando-o lerdo, desatento e até mesmo retardado em decorrência do dano causado ao tecido cerebral, já foi deverasmente comprovado pelo meio científico de pessoas sérias e imparciais esta realidade trágica ao ser humano usuário ativo e passivo. Nada impede que esta filha do casal sofra ulteriores efeitos colaterais pelo uso desta substância infame.

A liberação só vai agravar mais ainda o atual quadro tétrico que o país esta vivendo em relação aos viciados em drogas, vai favorecer aos políticos corruptos, pois irá tornar boa parte das pessoas em autômatos e/ou títeres. Liberar o consumo de maconha e/ou aplicar sua descriminalização total é o mesmo que assinar o atestado de óbito e/ou atestado de incapacidade mental dos usuários. O Estado tem que criar mais mecanismos legais para desestimular o consumo, tais como, exigir exame de drogas na aquisição e na renovação da CNH, exame para ser admitido no serviço público e privado, deu positivo, perde a posse e/ou a vaga de emprego. É através deste caminho é que se desestimula o consumo de drogas e não a liberalização total do consumo, conforme desejam alguns.

Quantas famílias já foram destruídas por ter um membro viciado no cigarrinho do capeta. A liberação deste alucinógeno, será o pontapé inicial para a derrocada final do Brasil. Quem defende a liberação não tem amor e respeito ao próximo e muito menos compromisso com o seu país. Encerro com velho adágio interiorano deverasmente aplicável para alguns que defendem a liberação da maconha que diz: "Galinha que acompanha pato, morre afogada ." A liberação da maconha não é evolução e sim, involução para não dizer decadência humana. continuar lendo

Faço das minhas palavras as mesmas do drº Euclides Araujo, não houve melhor ponderação sobre tema realmente uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa, nada haver com a liberação do uso pra maconheiro. continuar lendo

Perfeito Sr. Euclides, a triste questão cultural reinante em nosso país que não delimita uso medicinal de uso recreativo não compactuará convivência harmoniosa e consciente com + uma substancia fornecendo sensações psicoativas sendo liberada. continuar lendo

Estava lendo aqui o comentário do senhor Euclides Araujo e não pude deixar de reparar em algumas colocações como por exemplo:

"Ademais, esta família vai precisar da ajuda de um médico ou de um farmacêutico para preparar as doses necessárias para a paciente (filha), caso contrário, poderá ocorrer a ministração de uma overdose que poderá levar a menina a óbito."

Com o meu conhecimento na área da saúde e se tiver algum farmacêutico ou bioquímico que possa refutar ou corroborar minha afirmação. São necessários 600 Kg de maconha para que se consiga extrair uma quantidade letal de óleo de maconha, o que gira entre 250 a 1000 mg de
óleo com concentrações de 20% para crianças. de acordo com o artigo cientifico disponível no link abaixo...

http://emedicine.medscape.com/article/833828-overview#a5 No caso dos adultos a overdose de maconha é algo "benigno" (não confundir com benéfico) sendo improvável morte por overdose.

Apesar disso não encorajo ninguém a fazer uso recreativo da maconha, o simples ato de aspirar fumaça é comprovadamente nocivo, bem como fazemos todos os dias ao respirar o ar poluído das grandes metrópoles, as quais o Estado é omisso no controle de poluentes que causam algumas das doenças que o canabidiol pode ajudar a tratar.

Outro ponto interessante é o trecho: "vai favorecer aos políticos corruptos, pois irá tornar boa parte das pessoas em autômatos"

Todos sabemos que atualmente o alto trafico de drogas é não apenas tolerado pelas autoridades politicas e policias, o trafico é gerido e protegido pelas autoridades, como o comprovado na operação noticiada no link abaixo

http://brasil.estadao.com.br/noticias/rio-de-janeiro,policia-faz-megaoperacao-contraotrafico-de-drogas-no-rio,70001870316

Infelizmente não há nenhuma restrição as drogas a não ser o poder aquisitivo, substancias sintéticas como cocaína de qualidade, êxtase, LSD, meta anfetaminas podem ser encontradas em qualquer balada de alto nivel ou rave.

A maconha, a cocaína de péssima qualidade e o crack são encontrados em qualquer beco da periferia.

SObre se tornar ou não um automato uma publicação médica revela que 50% das pessoas que experimentam benzodiazepinas se tornam dependentes, e 80% das pessoas que usam essas substancias por mais de 12 meses jamais conseguirão se livrar da dependência química. ainda mais o American College of Osteopathic Neurologists and Psychiatrists. em estudo revela que o uso dessas substancias por menos de três meses é responsável por aumentar em 32% a possibilidade do paciente desenvolver algum tipo de demência, o que é reforçado pelo artigo abaixo.

http://www.bmj.com/content/349/bmj.g5205

Para nos fica a péssima noticia, no Brasil O Rivotril é um do medicamentos mais vendidos no Brasil, so perde para aspirina e anticoncepcional, o Rivotril tem como objetivo transformar as pessoas em autômatos de acordo com a bula...

http://www.medicinanet.com.br/bula/4557/rivotril_clonazepam.htm

De fato não compreendo a visão apocalíptica da ala mais conservadora e desinformada da sociedade sobre a Legalização das drogas (já que todos sabemos que qualquer um pode comprar e consumir descontroladamente uma vez que forças policiais jamais conseguirão acabar com o trafico). Legalização e apologia ao consumo são duas coisas bastante diferentes. Portugal resolveu parar de prender viciados e hoje mostra para o mundo que a guerra contra o trafico na verdade é uma guerra inútil.
Infelizmente fomos automatizados para ter preconceito sobre uma planta, que assim como todas as outras podem trazer benefícios e malefícios. continuar lendo

Nobre colega Eduardo Oliveira, falou com conhecimento de causa é sabedor da nocividade, contudo, não falei no âmbito criminal e muito menos repressivo, falei dos danos fisiológicos, a maconha é um alucinógeno. No caso da menina é para tratamento, deve haver o controle estatal, agora, estão aproveitando-se da oportunidade esdrúxula para instigarem a liberação geral do uso da maconha, acredito que você não leu o adágio interiorano que escrevi no final. Ademais, a falta de consciência do ser humano leva o mesmo para decadência, o uso de drogas ilícitas e licitas causa a destruição do ser. Na Suécia, país de primeiro mundo, o usuário cumpre pena de reclusão. Quantos aos políticos brasileiros, não há necessidade de comentários, o Brasil esta sendo governado por bandidos, espera-se o que? Cada um cuida dos seus. O problema do Brasil é a falta de consciência social, política, cívica e de amor ao próximo e respeito aos valores morais que dignificam o homem. continuar lendo

Edivaldo, existem + de 400 espécies vegetais classificadas como fitoterápicos, denominação específica para as ervas que promovem atividades terapêuticas combatendo vários males, e atualmente todas com cunho de liberação normativa para prática de formulações na composição de vários medicamentos com indicações cujas prescrições não necessariamente se procedem de forma controlada. O diferencial dessas espécies vegetais em relação á espécie da cannabis é que as mesmas não apresentam efeitos psicoativos. O clamor popular para a regularização dessas espécies vegetais como medicamentos foi bem reduzido em relação ao da cannabis, e os motivos residem como óbvios nesse mesmo diferencial. A exploração e uso da atividade terapêutica da cannabis já tem seu mérito justificado cientificamente, mas a vulgaridade do interesse social não pode superar o lado científico. continuar lendo

O pensamento retrógrado ainda é comum em nossa sociedade contemporânea.
É triste, como demasiado preconceito/falta de conhecimento ainda se revelam dia após dia..

Acredite se quiser, eu consegui ler sobre overdose de maconha nos comentários.
É uma pena, pessoas que constroem uma opinião tão quadrada e fechada com falta de argumentos sociais e políticos. continuar lendo

Acredito que vai chegar um dia que alguém vai acessar um acervo de noticias do passado e vai rir ao se deparar com a manchete: "milhares de pessoas foram presas anualmente por consumir, portar ou traficar uma planta que possui diversos benefícios medicinais". Essa planta que pode ajudar a amenizar dores, diminuir ansiedade, controlar convulsões foi proibida porque supostamente destruiria vidas e consequentemente acabaria o que chamamos de civilização ocidental. A parte mais engraçada das noticias atuais no futuro é que partes da planta proibida pode ser comprada em qualquer esquina, por qualquer pessoa a qualquer hora do dia ou da noite. continuar lendo

Se malefícios à saúde justificassem a proibição, proibissem o álcool e o cigarro. Se benefícios justificassem sua liberação, nemhum dos dois seria liberado. Certamente, existem outros interesses, além da moral,envolvidos na proibição.

Ademais, se moralistas impedissem alguma coisa,jamais Trump teria sido eleito, fecharíamos nosso Congresso, STF, algumas corporações continuar lendo

Aqui na Bandidolândia, onde a demagogia reside e progride, além de outras enfermidades sociais, como a corrupção e a hipocrisia, há dificuldade em aceitar e adaptar-se a realidade, quando é para o bem do cidadão, por exemplo os cassinos que poderiam gerar milhões de empregos, que são proibidos, porém o governo tem Lotofácil, Mega sena, etc. No caso da canabis e seus derivados, nos EUA e europa já estão exportando anticonvulsivos e outros medicamentos, gerando renda e emprego a milhares, enquanto aqui nosso honestos e éticos representantes estão torcendo o nariz e negando mais uma vez ao país a liberdade ao desenvolvimento, sem falar que nós somos rota internacional de tráfico de drogas e que já pela 2ªvez um representante do governo federal está envolvido com tráfico de cocaína, onde os casos foram abafados, em meio a vasta quantidade de guerras urbanas não só pelo controle, distribuição e venda de drogas no país, como também pelo total desmantelamento das instituições e serviços de Estado, como segurança, saúde educação, etc, interrompidos pelos anos de gestões fraudulentas, criminosas que estão levando o Brasil ao colapso total. continuar lendo

O mal não está nas coisas, são as coisas que as vezes são colocadas no mal, no entanto a finalidade é quem dá razão aos justos! continuar lendo