Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Lewandowski vota pela demarcação contínua da Raposa Serra do Sol

    Publicado por Agência Brasil
    há 15 anos

    Brasília - O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski votou pela constitucionalidade da demarcação da Terra Indígena Raposa Serra do Sol em área contínua.

    Lewandowski citou que a Constituição Federal dedica um capítulo inteiro à garantia dos direitos indígenas e estabelece que “são reconhecidos aos índios o costume, as línguas, crenças e o direito originário das terras que tradicionalmente ocupam”. Com Lewandowski, são quatro os votos favoráveis à demarcação contínua da reserva.

    Lewandowski afirmou que é preciso garantir a presença do Estado brasileiro dentro da reserva, “especialmente que os órgãos dedicados ao meio ambiente, saúde, segurança pública possam penetrar livremente nas terras da Raposa”.

    O ministro defendeu a tese de que os não-índios que ocupam as terras não têm amparo legal para reivindicar o direito de posse nem mesmo indenização da União. “Não podem as terras indígenas serem de posse legítima por quem quer que seja, a não ser dos índios”, afirmou. O ministro refutou ainda a idéia da demarcação em ilhas, o que segundo ele é incompatível com o conceito de posse coletiva.

    Lewandowski classificou como “ofensiva” a alegação de que a demarcação contínua da reserva deixaria as fronteiras vulneráveis e ameaçaria a soberania nacional. “É uma ofensa às forças de segurança do país, significaria a falência do Estado no tocante ao contorno do seu território. Os índios sempre foram os primeiros defensores do território nacional”, apontou.

    O julgamento foi interrompido para um intervalo de 20 minutos. Eros Grau é o próximo ministro a proferir seu voto.

    • Publicações90686
    • Seguidores338
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações37
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/lewandowski-vota-pela-demarcacao-continua-da-raposa-serra-do-sol/367368

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)