Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    União Europeia e Mercosul definem data para troca de acordo comercial

    Publicado por Agência Brasil
    há 9 anos

    A União Europeia e o Mercosul vão discutir novas propostas de acordo de livre comércio na segunda semana de maio. A decisão foi anunciada hoje (8) pela Comissão Europeia e pelo Uruguai, país que detém a presidência do Mercado Comum do Sul.

    A comissária europeia para o Comércio, Cecilia Malmstrom, e o ministro dos Negócios Estrangeiros do Uruguai, Rodolfo Nin Novoa, acertaram em Bruxelas que a troca de propostas, que estava prevista para o último trimestre de 2015, ocorrerá na segunda semana de maio. Segundo uma nota de imprensa divulgada pela Comissão Europeia, a reunião serviu também para definir um roteiro para o resto do ano.

    O Mercosul é o sexto mercado de exportações da União Europeia e somou $88 bilhões de euros em receitas no ano de 2015. Além disso, as empresas europeias pagam mais de $4 bilhões de euros em taxas alfandegárias.

    As negociações entre os dois blocos começaram em 1999 e seguiram até 2004, quando foram interrompidas por seis anos, até 2010. Desde então, ocorreram novas rodadas de conversações que vão levar à troca de propostas a ser formalizada no mês que vem.

    Os membros efetivos do Mercosul são a Argentina, o Brasil, o Paraguai, o Uruguai e a Venezuela, sendo que o bloco inclui ainda cinco associados (Bolívia, Chile, Peru, Colômbia e Equador) e dois observadores (México e Nova Zelândia).

    • Publicações90686
    • Seguidores338
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações1
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/uniao-europeia-e-mercosul-definem-data-para-troca-de-acordo-comercial/321786086

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)