Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Abramovay: proibir interrupção da gestação é inconstitucional

    Publicado por Agência Brasil
    há 12 anos

    Alex Rodrigues

    Repórter Agência Brasil

    Brasília Professor da Escola de Direito da Fundação Getulio Vargas (FGV), o ex-secretário nacional de Justiça Pedro Abramovay afirma que proibir mulheres grávidas de fetos anencéfalos de interromper a gestação é inconstitucional. Para ele, o dever do Estado de proteger a dignidade e a saúde física e psicológica das gestantes se sobrepõe a qualquer argumento legal que priorize a preservação do feto anencéfalo, que, segundo ele, não conta com a proteção jurídica da legislação brasileira.

    A lei brasileira é clara. A morte cerebral significa ausência de vida. Ou seja, do ponto de vista jurídico, uma criança com anencefalia já nasce morta. Não sendo, portanto, uma vida humana que mereça proteção jurídica a ponto de obrigar a mãe a levar adiante a gravidez. O sofrimento pelo qual esta mulher vai passar não se justifica, afirmou Abramovay à Agência Brasil.

    Abramovay disse esperar o Supremo Tribunal Federal (STF) aprove a interrupção da gravidez em tais casos. Para ele, não faz sentido autorizar uma mulher a interromper uma gravidez em caso de estupro, com o objetivo de proteger sua saúde psíquica e a honra familiar, e impedir que uma gestante que carrega um feto anencéfalo de fazer o mesmo para, assim, preservar sua integridade psicológica.

    Não consigo imaginar que o Supremo possa obrigar uma mulher, uma gestante, a carregar por meses algo destinado a uma morte iminente. O sofrimento pelo qual esta mulher vai passar não se justifica, é uma tortura, já que não vai resultar numa vida humana plena, acrescentou Abramovay.

    Edição: Nádia Franco

    • Publicações90686
    • Seguidores338
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações54
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/abramovay-proibir-interrupcao-da-gestacao-e-inconstitucional/3083490

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)