Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Bombeiros isolam contêineres com substâncias perigosas em incêndio de Santos

    Publicado por Agência Brasil
    há 8 anos

    Como estratégia para evitar danos maiores no incêndio no Porto de Santos, os contêineres com substâncias mais perigosas foram isolados. Segundo a secretária-adjunta do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Cristina Azevedo, esse trabalho está possibilitando melhores resultados no combate ao fogo. “Nós estamos tendo sucesso na estratégia adotada pela Cetesb [Companhia Ambiental do Estado de São Paulo], Defesa Civil e Corpo de Bombeiros, que é atacar o foco contêiner por contêiner. Porque, dependendo do contêiner, é uma substância diferente que tem ali dentro”, ressaltou em entrevista à Agência Brasil.

    “Agora, eles estão tendo um sucesso bem mais rápido do que no meio da tarde de ontem, quando começou o incêndio”, acrescentou ao falar dos resultados das equipes que lutam desde a tarde de ontem contra as chamas. O incêndio atingiu 80 contêineres com diferentes tipos de produtos químicos armazenados pela empresa Localfrio. O fogo se iniciou em contêineres de ácido dicloroisocianúrico, um produto usado como bactericida na água. A fumaça tóxica atingiu as cidades de Santos, Guarujá e São Vicente. A inalação dos resíduos levou 92 pessoas a procurar atendimento médico.

    Amostras da água

    Até o momento, o monitoramento feito pela Cetesb não detectou sinais de que os produtos químicos tenham contaminado o estuário do Guarujá, cidade onde fica o terminal atingido. “Estão sendo coletadas amostras da água que está sendo escoada do pátio e da água do estuário. Até o momento, não tem nenhum indício de contaminação no estuário. Mas a gente vai manter esse monitoramento”, destacou Cristina.

    De acordo com a secretária, a contaminação atmosférica já se reduziu consideravelmente, mas ainda não é possível dizer quando a fumaça tóxica vai se dissipar completamente. “A fumaça já diminuiu significativamente. Agora, para dissipar depende das condições climáticas”, disse.

    As causas e responsabilidades do acidente serão, segundo Cristina, apuradas em perícia realizada após o fim do incêndio. Para o combate às chamas, foram deslocadas 23 viaturas dos bombeiros e 91 da Polícia Militar, além de 40 bombeiros civis.

    Edição: Kleber Sampaio
    • Publicações90686
    • Seguidores338
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações3
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/bombeiros-isolam-conteineres-com-substancias-perigosas-em-incendio-de-santos/296899731

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)