Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Governos incentivam produção e consumo de alimentos orgânicos

    Publicado por Agência Brasil
    há 14 anos

    Da Agência Brasil

    Rio de Janeiro Dados do Ministério do Desenvolvimento Agrário apontam que 85% dos produtores de alimentos orgânicos são agricultores familiares. Cada vez mais procurados, esses alimentos, segundo especialistas, trazem benefícios à saúde e preservam o meio ambiente porque o sistema de produção não utiliza fertilizantes químicos, agrotóxicos e organismos geneticamente modificados (transgênicos).

    Com o objetivo de conscientizar os estudantes sobre a importância do consumo de alimentos orgânicos, o Ministério da Agricultura realizou hoje (25), em parceria com a Comissão da Produção Orgânica do Rio (CPOrg/RJ), a 6ª Semana de Alimentos Orgânicos.

    No Rio de Janeiro, há programas de incentivo ao consumo e à produção de orgânicos. A Empresa de Extensão Rural do Rio (Emater/RJ), por exemplo, criou o Programa Especial de Fomento Agropecuário e Tecnológico, que oferece uma linha de crédito para estimular a produção dos sistemas orgânicos no meio rural. O programa visa também a aumentar a oferta de trabalho e gerar renda.

    Além dessa iniciativa, há a Lei da Alimentação Escolar, no município do Rio de Janeiro, que determina a aplicação de, no mínimo, 30% da verbas para a alimentação escolar na compra de produtos da agricultura familiar.

    De acordo com pesquisadores, a conscientização dos benefícios dos alimentos orgânicos para a saúde e a preservação ambiental é também um estímulo para o aumento do consumo desses produtos. O Ministério da Agricultura criou um projeto para incentivar atividades de conscientização e aumento do consumo de alimentos saudáveis.

    As crianças aprendem como é produzido o alimento, como é feito no campo até chegar na mesa deles. O alimento não é simplesmente pronto. Coisas simples, como o leite vem da vaca e não da caixa, explicou a coordenadora da CPOrg/RJ, Ailena Salgado.

    Ela lembrou que a produção de orgânicos também está ligada às questões sociais. O produto orgânico não é só aquele produto que não utiliza agrotóxico. O produto orgânico é aquele em que se planeja todas as etapas de produção, desde as condições de trabalho do trabalhador do campo até as questões ambientais.

    Edição: Lana Cristina

    Fale com a Ouvidoria

    • Publicações90686
    • Seguidores338
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações729
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/governos-incentivam-producao-e-consumo-de-alimentos-organicos/2204680

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)