Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Rio promove 6ª Semana de Alimentos Orgânicos

    Publicado por Agência Brasil
    há 14 anos

    Alana Gandra

    Repórter da Agência Brasil

    Rio de Janeiro - Um evento de gastronomia voltado para alunos da rede pública de ensino carioca será o diferencial da 6ª Semana dos Alimentos Orgânicos, que o Ministério da Agricultura e a Comissão da Produção Orgânica do Rio (CPOrg/RJ) promovem na próxima terça-feira (25), no Instituto de Nutrição Anne Dias, no Rio..

    A coordenadora substituta da CPOrg/RJ, Ailena Salgado, disse hoje (21) que a ideia é reunir estudantes e chefes que já trabalham com alimentos saudáveis para inserir esse conceito para eles.

    Ailena afirmou que ainda há muita confusão sobre o que são alimentos orgânicos. Por isso, o evento tem o objetivo de difundir esse conceito e prestar esclarecimento ao consumidor e aos alunos. Ela acrescentou que também há o propósito de desmistificar a idéia de que o alimento orgânico é somente para uma parcela da população e, portanto, inacessível.

    Alimento orgânico é para todos. Alimento orgânico não é só um produto sem agrotóxico. Além disso, ele vê a questão da produção, a questão social e do meio ambiente, assinalou ela.

    De acordo com a CPOrg/RJ, além de favorecer a saúde, os alimentos orgânicos apresentam como vantagem a inclusão social e o comércio justo, fazendo uso racional dos recursos naturais, com menor impacto ao meio ambiente.

    A maior parte da produção orgânica fluminense é feita por agricultores familiares. Não existe ainda, entretanto, um levantamento estatístico. Mas, até 2011, a CPOrg/RJ pretende realizar esse cadastro. De acordo com a Lei da Alimentação Escolar, regulamentada no ano passado, 30% da merenda escolar oferecida nas escolas municipais são compostos por produtos da agricultura familiar, com destaque para os alimentos orgânicos.

    Técnicos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Agrobiologia) e da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro (Emater/RJ) falarão aos alunos sobre a produção orgânica de alimentos e o programa estadual de alimentos orgânicos.

    Durante o encontro com os 35 estudantes de 7 a 12 anos do Ciep Agostinho Neto, as chefs Tereza Corção e Margarida Nogueira servirão pratos elaborados com ingredientes orgânicos para mostrar que uma alimentação mais saudável também pode ser saborosa.

    A Semana dos Alimentos Orgânicos começa amanhã (22), em nível nacional, e se estenderá até o dia 31 deste mês. No Rio de Janeiro, a programação dará ênfase às feiras orgânicas, dentro do Circuito Carioca de Feiras Orgânicas. Também neste sábado, será realizada a Rede Ecológica em Niterói, cujo objetivo é formar redes de consumidores e produtores de alimentos orgânicos.

    Edição: João Carlos Rodrigues

    Fale com a Ouvidoria

    • Publicações90686
    • Seguidores338
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações40
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/rio-promove-6-semana-de-alimentos-organicos/2199918

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)