Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Rio deve captar US$ 600 milhões em investimentos nacionais e estrangeiros

    Publicado por Agência Brasil
    há 14 anos

    Carolina Gonçalves

    Repórter da Agência Brasil

    Rio de Janeiro A cidade do Rio deve captar, em dois anos, cerca de R$ 600 milhões em investimentos nacionais e estrangeiros, gerando mais de 10 mil novos empregos. Os números representam a meta da Agência para Promoção de Investimentos (API), criada hoje (14) pela prefeitura do Rio e a Associação Comercial da cidade.

    A agência Rio Negócios foi inspirada em modelos internacionais, como os que existem em Londres (Inglaterra) e Bogotá (Colômbia). O objetivo é divulgar o potencial econômico e comercial de setores estratégicos da cidade, como energia, indústria criativa (que inclui promoção comercial), call center e turismo.

    Depois que a gente ganhou [o direito de sediar] as Olimpíadas eu recebo um sem número de investidores estrangeiros. Realmente faltava esse canal [que indique ao investidor]: você vai a tal lugar que tem pessoas que vão indicar o melhor caminho para percorrer na cidade, exemplificou o prefeito do Rio, Eduardo Paes.

    Paes disse que o governo está aportando recursos para criar infraestrutura e instrumentos para a atração dos investimentos. Mas alertou que a lógica não é a do incentivo fiscal. Nem sempre o investidor quer incentivo fiscal direto. Quer um ambiente de negócios onde possa desenvolver suas coisas, que não enfrente muita burocracia, que a carga tributária não seja uma coisa absurda, nem injusta. Ele quer um ambiente de negócios amigável e é isso que vamos buscar construir com essa agência, disse.

    Marcelo Haddad, que assume como diretor executivo da Agência Rio Negócios, explicou que o trabalho será feito por etapas. Uma delas é montar um grande banco de informações setorial, que é um elemento relevante na tomada de decisão de uma empresa. O segundo passo é o que a gente chama de promoção comercial, que é o contato, desde receber o questionamento até buscar o investidor proativamente nos setores que nos interessam. A terceira parte é a facilitação, que é oferecer informação necessária.

    Edição: Lana Cristina

    Fale com a Ouvidoria

    • Publicações90686
    • Seguidores338
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações88
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/rio-deve-captar-us-600-milhoes-em-investimentos-nacionais-e-estrangeiros/2188030

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)