Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Funcionários do Inep e FNDE continuam em greve

    Publicado por Agência Brasil
    há 14 anos

    Amanda Cieglinski

    Repórter da Agência Brasil

    Brasília - Dois importantes braços do Ministério da Educação (MEC) estão parados desde o dia 26 de abril e sem previsão para retorno. Os funcionários do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) estão em greve pela reestruturação dos planos de carreira.

    Os dois órgãos são autarquias do MEC. O Inep é responsável pelas avaliações educacionais como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). Segundo o MEC, a paralisação dos funcionários não irá alterar o calendário das provas, previstas para novembro.

    Segundo Alessandro Borges, do comando de greve do Inep, existe hoje no órgão duas carreiras de nível superior que desenvolvem um trabalho igual, mas recebem tratamento salarial diferente. Os funcionário também querem melhorias no vencimento inicial dos concursados de nível médio.

    Já o FNDE responde pela transferência de recursos para municípios por meio de programas como o da merenda e do transporte escolar. Também organiza a distribuição de livros didáticos para todos alunos da rede pública.

    O MEC disse que não irá se pronunciar sobre o assunto porque as negociações estão sendo feitas com o Ministério do Planejamento. Hoje pela manhã, o prédio do FNDE amanheceu com as portas trancadas com correntes pelo lado de fora. O movimento grevista disse que não foi responsável pela ação. Havia ainda, em torno do prédio, um líquido supostamente inflamável derramado no chão.

    Edição: Lílian Beraldo

    Fale com a Ouvidoria

    • Publicações90686
    • Seguidores338
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações236
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/funcionarios-do-inep-e-fnde-continuam-em-greve/2174547

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)