Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Telefonica lidera pelo quarto ano o ranking de reclamações do consumidor paulista

    Publicado por Agência Brasil
    há 14 anos

    Início Telefônica lidera pelo quarto ano o ranking de reclamações do consumidor paulista Enviado por Tereza Barbosa , sex, 12/03/2010 - 12:17 Defesa do Consumidor telefonia

    Ivy Farias Repórter da Agência Brasil

    São Paulo - Pelo quarto ano, a operadora Telefônica foi a empresa que mais gerou reclamações dos consumidores paulistas em 2009, segundo balanço divulgado hoje (12) pela Fundação Procon.

    "É de se lamentar que a Telefônica seja tetracampeã nesse ranking negativo", afirmou o secretáio de Justiça e Cidadania, Luiz Antonio Marrey.

    Em segundo lugar está o Banco Itau, seguido pela Eletropaulo, Sony Ericsson e Tim Celular. O levantamento mostrou que 45,80% das reclamações fundamentadas (aquelas que viram processos administrativos) recebidas pelo órgão são de empresas do setor de telefonia.

    "Isso não e mera coincidência", disse o diretor-executivo da Fundação Procon, Roberto Pfeiffer. Segundo ele, a Telefônica não e a única preocupação do órgão.

    "A Eletropaulo, que está em terceiro lugar, é uma preocupação gigantesca: é absurdo o aumento do número de reclamações".

    Na comparação com 2008 , as reclamações contra a Eletropaulo aumentaram 203% e, comparado com 2007 , o aumento foi de quase 500%.

    Para Roberto Pfeiffer, as agências reguladoras, como Anatel e a Aneel, deveriam exercer mais pressão sobre essas empresas. O secretário Marrey considerou "absurdo" o silencio da Aneel.

    "Foi descoberta uma cobrança indevida há mais de sete anos e até agora não temos uma solução definitiva", lembrou Marrey.

    Segundo o secretário, cumprir o Código de Defesa do Consumidor "não e nenhum favor".

    "Queremos que as empresas cumpram sua obrigação, disse Marrey, acrescentando as multas crescentes não excluem a atuação das instituições reguladoras.

    Em 2009 o Procon atendeu 533.805 chamadas, com reclamações e consultas sobre 2.925 empresas.

    As que geraram mais reclamações foram aquelas cujos serviços não encontram concorrência ou que são incorporados no cotidiano do consumidor.

    Título Home:

    Telefônica lidera pelo quarto ano ranking de reclamações do consumidor paulista

    Sutiã Home:

    Em segundo lugar está o Banco Itau, seguido pela Eletropaulo, Sony Ericsson e Tim Celular. Levantamento mostra que 45,80% das reclamações que viram processos administrativos são de telefonia

    • Publicações90686
    • Seguidores338
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações31
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/telefonica-lidera-pelo-quarto-ano-o-ranking-de-reclamacoes-do-consumidor-paulista/2115285

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)