Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Ministro diz que acordo cultural Brasil-Paraguai é o mais expressivo para os dois países

    Publicado por Agência Brasil
    há 14 anos

    Início Ministro diz que acordo cultural Brasil-Paraguai é o mais expressivo para os dois países Enviado por Talita Cavalcante, sex, 26/02/2010 - 10:21 cultura

    Lúcia Nórcio Repórter da Agência Brasil

    Curitiba - O acordo assinado hoje, em Foz do Iguaçu (PR), entre o Brasil, o Paraguai e a empresa Itaipu Binacional é a maior ação conjunta na área cultural entre os dois países, avalia o ministro da Cultura, Juca Ferreira.

    Se fecharmos o orçamento que pretendemos, em torno de R$ 44 milhões para serem aplicados em projetos nos próximos três anos, estaremos fortalecendo significativamente nossa parceria e diminuindo as diferenças regionais que existem no âmbito do Mercosul, disse à Agência Brasil.

    O ministro disse que entre as obras prioritárias desse projeto está a restauração do Centro Histórico de Assunção. Segundo ele, o governo brasileiro percebe cada vez mais que não basta estabelecer relações apenas comerciais e geopolíticas para fortalecer o bloco.

    Os planos de trabalho serão elaborados em quatro eixos temáticos: cultura e cidadania; cultura e economia; cultura, cidades e território e cultura e diversidade. As regiões beneficiadas serão as de influência do reservatório de Itaipu Binacional, que abrange todo o Paraguai e uma ampla área do território brasileiro, com cerca de 30 municípios.

    O ministro ressaltou a atuação de uma empresa pública como a Itaipu, que não se preocupa apenas em gerar energia, mas também com a ecologia e com os serviços culturais da população local. Em comum, os dois países têm o território guarani, que será muito beneficiado na promoção de sua cidadania.

    Brasil e Paraguai já haviam assinado no ano passado, a Declaração de Assunção, quando ficaram definidos eixos estratégicos para uma agenda de cooperação e intercâmbio. O teor do documento complementa o Programa Executivo Cultural do Acordo Básico de Cooperação Educacional, Científica e Cultural, em vigor desde 2007.

    Assinaram o documento durante a manhã de hoje (26), além de Juca Ferreira, o ministro da Secretaria Nacional de Cultura do Paraguai, Tício Escobar, e os diretores da Itaipu Binacional, o brasileiro Jorge Miguel Samek e o paraguaio Gustavo Codas Friedmann.

    Título Home:

    Ministro diz que acordo cultural Brasil-Paraguai fortalece parceria

    Sutiã Home:

    Se fecharmos o orçamento que pretendemos, em torno de R$ 44 milhões, para projetos nos próximos três anos, estaremos fortalecendo a parceria e diminuindo as diferenças regionais no Mercosul, afirmou Juca Ferreira

    • Publicações90686
    • Seguidores338
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações33
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/ministro-diz-que-acordo-cultural-brasil-paraguai-e-o-mais-expressivo-para-os-dois-paises/2096738

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)