jusbrasil.com.br
16 de Abril de 2021
    Adicione tópicos

    Caixa Econômica compra 35,5% do Banco PanAmericano por cerca de R$ 740 milhões

    Agência Brasil
    Publicado por Agência Brasil
    há 11 anos

    Brasília - A Caixa Econômica Federal (CEF) pagou R$ 739,2 milhões para adquirir parte do Banco PanAmericano. Segundo comunicado divulgado hoje (1º) à noite, o banco estatal, por meio da Caixa Participações S.A. (Caixapar), adquiriu pouco mais de um terço do capital total da instituição financeira, mas compartilhará, em condições de igualdade, o poder com os administradores privados.

    De acordo com nota conjunta assinada pelas duas instituições, a divisão igualitária de poder foi possível porque a Caixa comprou 49% das ações preferenciais mais 20,69% das ações preferenciais do PanAmericano. Considerando os dois tipos de ações, a Caixapar passou a deter 35,54% do capital total do banco.

    As ações ordinárias dão direito a voto no conselho de administração da isntituição. As ações preferenciais têm prioridade na distribuição de dividendos (quando a empresa resolve repartir parte dos lucros com os acionistas), mas não permitem aos investidores interferirem nas decisões da companhia.

    Ao deter 49% do capital votante, a Caixa pode indicar igual número de membros para o conselho de administração do PanAmericano. Segundo o comunicado, o acordo prevê que, a cada ano, a presidência do conselho será alternada entre a Caixapar e o Grupo Silvio Santos, que originalmente controlava o banco privado.

    A conclusão da operação depende da aprovação do Banco Central. De acordo com a nota conjunta, os dois bancos pretendem compartilhar produtos e serviços, como conta corrente, cheque especial, cartões de crédito e sistema de cobrança.

    Segundo a Caixa, a compra de parte do PanAmericano ampliará a atuação do banco estatal no crédito para a população de baixa renda, principalmente no financiamento de veículos e operações de leasing (arrendamento). O banco estatal informou ainda que pretende ampliar a atuação no crédito imobiliário, ao oferecer financiamentos habitacionais à base de clientes do PanAmericano.

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)