Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Advogado que teve filha assassinada defende emancipação de menor autor de crime hediondo

    Publicado por Agência Brasil
    há 15 anos

    São Paulo - Em novembro de 2003, o Brasil conheceu Ari Friendebach, advogado cível que passou a lutar contra a impunidade depois que sua filha Liana, 16 anos, e o namorado dela, Felipe Caffé, 19 anos, foram assassinados por uma quadrilha comandada pelo menor conhecido como Champinha, 16 anos, em um sítio abandonado em Embu-Guaçu, na grande São Paulo.

    Hoje (18), o advogado paulista propõe uma alternativa para casos em que menores cometem crimes hediondos: a emancipação para que o menor de idade possa responder pelos seus atos.

    "Não defendo a redução para a maioridade penal. Acho que este debate é um grande equívoco, pois esta questão é uma cláusula pétrea da Constituição Federal, ou seja, não pode ser modificada", disse o advogado.

    Apesar de ter formação jurídica, Friendebach não conhecia a questão de menores em conflito com a lei e passou a estudar e se dedicar ao tema. Depois de quase seis anos de leituras e pesquisas, ele passou a propor que os menores que cometam crimes hediondos devem ser responsabilizados.

    "Não proponho a redução da maioridade penal, mas não podemos ignorar que há adolescentes de 15, 14 anos extremamente perigosos", afirmou durante palestra no 4º Fórum Paulista de Prevenção de Acidentes e Combate à Violência Contra Crianças e Adolescentes.

    De acordo com o advogado, aquele que cometer crimes hediondos como estupro e assassinato, por exemplo, e tiverem idade inferior a 18 anos, devem passar por uma comissão interdisciplinar formada por psicólogos, pediatras, psiquiatras, juízes, advogados, assistentes sociais, entre outros, para avaliar se o jovem tem um distúrbio psiquiátrico ou se é um "criminoso irrecuperável".

    "Aquele que mata e estupra não pode viver em uma sociedade normal porque é perigoso para os outros indivíduos", completou.

    Para Friedenbach, estes menores em conflito com a lei receberiam um tratamento distinto e responderiam seus crimes de acordo com as leis do Código Penal. A pena, entretanto, deveria ser cumprida em uma unidade penitenciária especial criada com este intuito.

    Ele considera a postura do Estado irresponsável quando o assunto são menores que cometem crimes. "Não há qualquer interesse político em resolver esta questão. Os criminosos são tratados de forma extremamente preocupante e grave: eles os trancam e jogam a chave fora sem se preocupar em recuperar ninguém", disse.

    • Publicações90686
    • Seguidores338
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações226
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/advogado-que-teve-filha-assassinada-defende-emancipacao-de-menor-autor-de-crime-hediondo/1723897

    Informações relacionadas

    Victor Leite, Advogado
    Artigoshá 5 anos

    Abolitio criminis e princípio da continuidade normativo-típica

    Rogério Tadeu Romano, Advogado
    Artigosano passado

    Lei Maria da Penha e a questão da retratação da representação ofertada pela vítima em ação penal pública condicionada

    Eduardo Luiz Santos Cabette, Professor de Direito do Ensino Superior
    Artigoshá 3 anos

    Retratação nos Crimes Contra a Honra Cometidos por Meios de Comunicação

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)