Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Cadastro nacional de estudantes pode ser contestado na Justiça, diz ministro

    Publicado por Agência Brasil
    há 15 anos

    Brasília - Para o ministro da Educação, Fernando Haddad, o Cadastro de Informações dos Estudantes Brasileiros (Cineb) , lançado esta semana pela Confederação Nacional dos Estabelecimentos de Ensino (Confenen) é uma medida contestável do ponto de vista judicial. O objetivo da ferramenta é fornecer às escolas informações sobre pais e responsáveis que apresentem um histórico de inadimplência.

    “Essa é uma questão que envolve mais diretamente o Ministério da Justiça, sobretudo o direito do consumidor e é preciso estudar a a legalidade de um cadastro como esse. Eu não posso responder hoje se é legal ou não. Acho que haverá muitas ações judiciais nesse sentido”, prevê. Para Haddad, as escolas já possuem respaldo legal para serem ressarcidas no caso do não pagamento pelo serviço.

    A União Nacional dos Estudantes (UNE) divulgou em nota que vai procurar as medidas legais necessárias para “proibir o constrangimento de qualquer estudante brasileiro que queira se matricular ou continuar seus estudos em uma instituição privada”. A entidade critica o que chama de mercantilização do ensino e defende que os altos índices de inadimplência ocorrem em função dos “valores abusivos das mensalidade”.

    “A educação é um bem público e um direito de todos os cidadãos brasileiros garantido pela Constituição Federal . As instituições privadas de ensino são uma concessão do Estado e devem obedecer e cumprir a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, sendo reguladas e fiscalizadas pelo poder público”, diz a nota.

    • Publicações90686
    • Seguidores338
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações61
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/cadastro-nacional-de-estudantes-pode-ser-contestado-na-justica-diz-ministro/158791

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)