Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Renan diz que PEC que cria quatro tribunais regionais federais contém erro formal

    Publicado por Agência Brasil
    há 11 anos

    Iolando Lourenço

    Repórter da Agência Brasil

    Brasília O presidente do Congresso Nacional, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), criticou hoje (6), em nota, a promulgação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 37, que cria quatro tribunais regionais federais (TRFs), com sede nas cidades de Belo Horizonte, Salvador, Curitiba e Manaus. A PEC foi promulgada hoje pelo vice-presidente do Congresso, deputado André Vargas (PT-PR), na ausência do presidente da Casa, que está em viagem ao exterior.

    Desde a aprovação da proposta, Renan vinha adiando a promulgação, sob o argumento de que a PEC contém erro formal. A opção de não promulgar a emenda que criou quatro tribunais regionais federais decorreu do entendimento de que a proposta contém erro formal, suscetível de questionamentos jurídicos, já que o texto aprovado pela Câmara dos Deputados sofreu alterações substanciais em relação ao que foi enviado pelo Senado Federal, diz o senador na nota.

    Para Renan, o correto seria os senadores apreciarem novamente a proposta, uma vez que, durante a tramitação e aprovação na Câmara, o texto foi alterado pelos deputados. Entidades que representam a magistratura, no entanto, alegam que há necessidade de nova votação do texto pelos senadores. No entendimento dos juízes, a alteração feita na Câmara é de técnica legislativa e não modificou o conteúdo aprovado no Senado.

    Apesar de não concordar com a promulgação da PEC, Renan disse que não poderia limitar o poder do deputado André Vargas. Não posso limitar as competências regimentais do primeiro vice-presidente do Congresso Nacional. Igualmente não poderia, eternamente, adiar ou cancelar compromissos oficiais em virtude desta Emenda, concluiu o senador.

    Edição: Nádia Franco

    Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir a matéria é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil

    • Publicações90686
    • Seguidores338
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações9
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/renan-diz-que-pec-que-cria-quatro-tribunais-regionais-federais-contem-erro-formal/100551419

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)