Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
27 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Pesquisa conclui que policiais no Rio são vítimas de assédio sexual e moral

    Publicado por Agência Brasil
    há 11 anos

    Isabela Vieira

    Repórter da Agência Brasil

    Rio de Janeiro- As mulheres entraram para instituições de segurança pública estaduais na década de 1980. No estado, a incorporação delas à Polícia Militar completa 30 anos. No entanto, nesses anos, as corporações não se adaptaram para lidar com as diferenças entre os gêneros em termos de equipamentos, direitos e para enfrentar as práticas de assédio sexual e moral.

    A constatação é da pesquisa Mulheres na Segurança, do Ministério da Justiça. Divulgado em fevereiro, o levantamento nacional revela os problemas que as policiais civis e militares, inclusive dos corpos de bombeiros têm nas instituições de segurança fluminense, estado pioneiro na promoção de mulheres as cúpulas da Polícia Civil e Militar e entre os três estados com mais mulheres nas corporações.

    Com cerca de 10% de mulheres entre os policiais militares 16% entre os bombeiros, as declarações dadas pelas entrevistadas ao MJ revelam o ambiente sexista no qual estão inseridas. Sempre é muito difícil comunicar assédio moral por conta do corporativismo dos superiores e da omissão dos companheiros, que temem represálias, disse uma escrivã fluminense.

    De acordo com a pesquisa, as instituições não oferecem apoio para vítimas de assédio e canais de denúncia confiáveis, que não resultem em novas punições e constrangimentos para vítimas. Outro problema apontado no encaminhamento das denúncias é a remoção da pessoa assediada, nunca a da que assedia, o que acaba revertendo a punição, afirma o levantamento.

    As mulheres na polícia tendem, não a esconder, mas a não falar (sobre os assédios) porque isso pode significar um rebaixamento ou perseguição, disse a pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz, citada na pesquisa, Maria Cecília Minayo. As instituições não assumem o problema porque as mulheres não dão queixa. Mas elas não dão queixa porque têm medo, explicou.

    Cecilia Minayo acrescentou que, no Rio, os problemas são apresentados as chefias. É mais fácil para os pesquisadores colocar o dedo nessa ferida (do que para essas mulheres. E cobrou apoio da sociedade por melhores condições de trabalho e salários tanto para mulheres quantos homens policiais. Eles não são robôs. Não podemos cobrar apenas desempenho.

    Até a publicação desta notícia, a Polícia Civil não resapondeu à Agência Brasil sobre a participação de mulheres em seus quadros no Rio nem sobre possíveis casos de assédio sexual, moral ou comportamento discriminatório na corporação.

    Edição Tereza Barbosa

    Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil

    • Publicações90686
    • Seguidores338
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações257
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/pesquisa-conclui-que-policiais-no-rio-sao-vitimas-de-assedio-sexual-e-moral/100383541

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)