Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024

Governo fecha acordo com trabalhadores dos portos para suspender greves

Publicado por Agência Brasil
há 11 anos

Ivan Richard

Repórter da Agência Brasil

Brasília O governo e representantes dos trabalhadores do setor portuário fecharam hoje (22) um acordo para suspender as greves nos portos do país até o próximo dia 15 de março, período em que serão negociadas alterações na Medida Provisória 595/2012, que estabelece novo março regulatório para o setor.

A negociação, encerrada há pouco, no Palácio do Planalto, foi feita pelo ministro da Secretaria Especial de Portos, Leônidas Cristino. Segundo ele, o governo concordou em suspender licitações dos portos até a data acordada com os trabalhadores, apesar de garantir que não havia licitações previstas até lá. No entanto, Cristino disse que os estudos para o início desse processo estão mantidos.

O ministro não descartou mudanças no texto da MP. Não temos intenção de mudar a essência do texto, mas estamos abertos à negociação, garantiu. Os representantes dos trabalhadores comemoraram o resultado da greve de hoje e consideraram a paralisação essencial para a abertura de negociações com o governo.

Segundo o deputado Paulo Pereira da Silva (PDT-SP), o Paulinho da Força, presidente da Força Sindical, 36 portos em 12 estados participaram da paralisação de hoje, prevista para ocorrer entre as 7h e as 13h. A greve foi o sucesso. Nossa dificuldade era ter o diálogo, e hoje conseguimos abrir este canal.

Com o acordo, está suspensa a paralisação prevista para a próxima terça-feira (26), conforme estratégia que havia sido aprovada pelos trabalhadores para pressionar o governo. A próxima rodada de negociação ocorrerá na próxima sexta-feira (28) com a participação do relator da MP, senador Eduardo Braga (PMDB-AM).

Edição: Davi Oliveira

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil

  • Publicações90686
  • Seguidores338
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações130
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/governo-fecha-acordo-com-trabalhadores-dos-portos-para-suspender-greves/100356325

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)