Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Peluso corrige equívoco em pena sugerida para Henrique Pizzolato

    Publicado por Agência Brasil
    há 12 anos

    Débora Zampier

    Repórter da Agência Brasil

    Brasília O ministro Cezar Peluso, do Supremo Tribunal Federal (STF), cometeu ontem (29) um equívoco ao anunciar a pena do réu Henrique Pizzolato no julgamento do chamado mensalão. A correção só pode ser percebida hoje (30), quando a assessoria do Tribunal divulgou documento oficial com as penas aplicadas pelo ministro aos reús que constam do terceiro capítulo do processo.

    Peluso condenou o ex-diretor de Marketing do Banco do Brasil pelo crime de lavagem de dinheiro, mas aparentemente não somou a pena na conta final. Ontem, ele anunciou que a pena sugerida era de oito anos e quatro meses de prisão. No entanto, o documento apresentado hoje registra pena de 12 anos e um mês de reclusão, que dá justamente o acréscimo da pena de lavagem de dinheiro (três anos e nove meses). Nos dois casos, o ministro aplicou o regime fechado.

    A confusão sobre a pena de Pizzolato reflete críticas feitas ontem pelos advogados do caso, que consideraram que o ministro não foi coerente em seu voto. Mais cedo, Peluso havia absolvido João Paulo Cunha pelo crime de lavagem de dinheiro. Para os defensores, não faria sentido absolver um réu e não absolver o outro, se a sistemática para o saque do dinheiro foi a mesma.

    O gabinete do ministro informou, via assessoria de imprensa do STF, que o erro ocorreu porque Peluso esqueceu de ler uma parte do voto.

    Edição: Lana Cristina

    • Publicações90686
    • Seguidores338
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações20
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/peluso-corrige-equivoco-em-pena-sugerida-para-henrique-pizzolato/100047167

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)