Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024

PF indicia Lula em investigação sobre contratos da Odebrecht

Publicado por Agência Brasil
há 8 anos

PF indicia Lula em investigao sobre contratos da Odebrecht

A Polícia Federal indiciou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva por suspeita de corrupção.

O ex-presidente teria usado sua influência para favorecer a construtora Odebrecht e recebido propina. O indiciamento foi feito com base na Operação Janus, deflagrada em maio deste ano e que investiga contratos relacionados à construtora e pessoas ligadas ao ex-presidente Lula.

Ontem (4), o Ministério Público Federal recebeu o relatório final da PF que trata da operação e o indiciamento. Agora, o documento será analisado pelos procuradores do MPF. Após a análise, se os procuradores concordem com os argumentos da PF, poderá ser oferecida denúncia à Justiça contra o ex-presidente. Se isso ocorrer, a Justiça decidirá se aceita ou não a denúncia.

Instituto Lula

Em nota, o Instituto Lula diz que o ex-presidente sempre agiu dentro da lei e que suas contas e dos parentes foram investigadas, sem que nenhuma irregularidade tenha sido encontrada.

“O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem sua vida investigada há 40 anos, teve todas as suas contas e de seus familiares devassadas, seu sigilo bancário, fiscal e telefônico quebrado e não foi encontrada nenhuma irregularidade. Lula não ocupa mais nenhum cargo público desde 1º de janeiro de 2011, e sempre agiu dentro da lei antes, durante e depois de ocupar dois mandatos eleitos como presidente da República”, diz a nota.

O instituto critica que o indiciamento tenha sido informado à imprensa. “A defesa do ex-presidente irá analisar o documento da Polícia Federal, vazado para a imprensa e divulgado com sensacionalismo antes do acesso da defesa, porque essa prática deixa claro que não são processos sérios de investigação, e sim uma campanha de massacre midiático para produzir manchetes na imprensa e tentar destruir a imagem do ex-presidente mais popular da história do país”.

Operação Janus

Na ocasião, o MPF informou, em nota, que a operação era referente "à investigação que apura se o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva praticou tráfico internacional de influência em favor da Construtora Odebrecht".

Em maio de 2015, a Procuradoria da República no Distrito Federal deu início à apuração "se o ex-presidente recebeu vantagens econômicas indevidas para influenciar agentes públicos estrangeiros notadamente na República Dominicana, Cuba e Angola, além de facilitar ou agilizar o trâmite de procedimentos de financiamentos de interesse das empresas do grupo Odebrecht junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES)”.

Os procuradores investigam também suspeitas de irregularidades em outros financiamentos concedidos pelo banco ao conglomerado Odebrecht para obras no exterior, inclusive de empréstimos destinados à construção do Porto de Mariel, em Cuba, do Metrô de Caracas, na Venezuela e algumas obras no Panamá.

Edição: Carolina Pimentel

  • Publicações90686
  • Seguidores338
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações525
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/pf-indicia-lula-em-investigacao-sobre-contratos-da-odebrecht/391588138

8 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

não ha o que temer,se aceito ,a denuncia sera dado ,ampla defesa ,mas sempre o instituto e lula negam ,alegam inocencia, ,mas opino que ha provas contra ele,pois a pf ,não é leviana. continuar lendo

Se liga cara. A polícia tem suspeita. Provas concreta não dá motivo de indiciamento somente viria acompanhado de prisão e indisponibilidade de bens é o que exige a lei de improbidade. Essa M toda é para F com a imagem das pessoas capazes de levar as eleições de 18. continuar lendo

Não?
Porque não investigam todos os delatados? continuar lendo

O desdobramento da lavajato no STF mostra que todos os delatados estão na mira.
O Brasil está começando a acreditar que ninguém ficará impune.
Alegar que todos roubam não é prova hábil de defesa. continuar lendo

Ampla defesa e contraditório. Lula vai deixar o sitio em Atibaia, o triplex minha casa minha vida e o AP de Ribeirão Preto por um alojamento em Curitiba. continuar lendo

Na minha visão de cidadão; não se deve pre julgar pelos atos favoráveis que os camaradas do PT contribuiram para o crescimento do Brasil; inegavelmente melhoraram algumas políticas de investimento no campo social. Mas o crescimento da parcela consideravel de projetos; foram tambem exclusivamnte com o objetivo da locupretação adjudicadas dos contratos astrônomicamente super faturados.
Notadamente os militantes do partido; todos sem exceções; direta ou indiretamente tiveram uma elevada e miraculosa valorização e elevaçãõ de seus patrimônios; em determinadas àreas pontuais.
Então deve sim. ser apurado as denuncias; porque elas não podem ficar impunes aos olhos da midia; dos brasileros e do mundo; portanto o Brasil deve mostrar que a justiça aqui é incorrompível na su raiz!
Corte-se o mal pela base; pois quando corta-se os tentáculos dos grandes chefes; que fazem acordos de proteção; para que seus subalternos assumam a "mea culpa" e "eles" os "capo di capo" riem dos cidadãos! Não somos cegos! a justiça não é cega! Eram um mal governo e todos devem ir pra cadeia.! continuar lendo