Pedro Peduzzi
Repórter da Agência Brasil
Brasília - A ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário, fez hoje (7) duras críticas à estratégia adotada pelos policiais militares em greve na Bahia. Segundo ela, o uso de crianças como escudo humano é reprovável. A ministra manifestou apoio ao governador do estado, Jaques Wagner, na condução das negociações.
O ministro José Eduardo Cardozo está fazendo encaminhamentos pelo governo federal. Não consideramos que se trate de um movimento social. É uma atitude violenta contra a população, por parte de alguns que se apresentam como grevistas, disse a ministra à Agência Brasil, após participar da cerimônia em comemoração à sanção da Lei do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase).
Maria do Rosário disse esperar que o Ministério Público ajude a encontrar uma solução para o caso. Reprovamos o uso de crianças como escudo humano, enfatizou.
A Lei do Sinase organiza e regulamenta a execução das medidas socioeducativas destinadas aos adolescentes envolvidos na prática de ato infracional e recomenda que a aplicação da pena seja individualizada, levando em conta condições como doenças, deficiências ou dependência química.
Com a nova lei, será possível, segundo Maria do Rosário, a criação de um sistema efetivo a partir da definição das responsabilidades dos estados, municípios e da União, além de melhor definir o papel do Judiciário nas questões envolvendo menores infratores.
Não pretendemos transferir responsabilidades. Estamos aqui para exercê-las, disse a ministra.
A nova lei garante ainda o acesso dos jovens infratores à educação, capacitação profissional e ao retorno à escola pública após o período nas unidades de internação. Outra novidade da lei é dar aos jovens casados ou com relacionamento estável o direito a visitas íntimas permitidas apenas após autorização do juiz responsável pelo acompanhamento.
Edição: Lílian Beraldo
molina 08 de Fevereiro de 2012
espero que ela continue condenando a prática quando vier do pessoalzinho do pt e capangas, hipotéticos sem teto, sem terra e outros invasores.
essa sempre foi a arma dos covardes oportunistas.
Amarildo Dantas 08 de Fevereiro de 2012
Prezada Senhora Ministra Maria do Rosário!
Espero que nem o Governador nem o Secretário de segurança e muito menos os deputados estaduais, façam acordos com esses bandidos, pois são criminosos armados que estão apavorando a população baiana. Isso é inadmissível, ainda mais usando armamento da corporação que deveria ser usado somente em serviço, espero que até o crime de posse ilegal de armamento restrito seja também agregado ao crime que estes covardes estão cometendo covardes sim, pois colocando os próprios filhos crianças inocentes como escudo humano. é porque são covardes creio que também temos mais um tipo de crime é só chamarem um jurista para ele tipificar esse crime que é o de colocar crianças expondo-as ao perigo eminente e real sei que ai há um crime.
POLICIAL... 8 de Fevereiro de 2012 - 12:54:40
NO MINIMO VC DEVE SER UM "PETISTA" PQ QUEM DEFENDE ESSE PT NO MINIMO E BANDIDO. QDO VC E ROUBADO OU QDO VC TA EM PERIGO, VC CHAMA QUEM?????? O PT? PQ VC SE REFERE A POLICIAL COMO BANDIDO. E O PRESOS QUE RECEBEM R$ 865.00 DE AUXILIO RECLUSAO ?MAIS QUE UM VELHO QUE TRABALHOU 35 ANOS E APOSENTA COM R$ 622.00.E QUE NESSE PAIS NOSSO ,OS VERDADEIROS BANDIDOS ,COMO E O POVO DO PT E Q TEM UM EXCELENTE SALARIO.
wilson 8 de Fevereiro de 2012 - 13:11:11
Amarildo, não esquenta não, é normal um Praça perder o equilíbrio, mas tenho que concordar com esse soldado, pois temos uma bandidagem no PT, e onde ele governa. Mas caro "Policial...", não estamos aqui falando de GOVERNABILIDADE DO PT, e sim daqueles bandidos armados que se motinaram na casa do Legislativo Baiano, e lidarado por um ex-Polical, que isso, quando de minha academia aprendi a odedecer à "antiguidade", mas antiguidade de um da ativa e não de um ex-Policial.
Amarildo Dantas 8 de Fevereiro de 2012 - 13:45:34
Prezado Wilson, boa tarde!
Fico feliz em responder ao seu comentário. Acho que realmente devo ter me excedido
Quando chamei esses policias de bandidos acho que deveria colocar entre aspas até porque sei que a grande maioria é do bem e servem com a população baiana como se estivessem servindo seus familiares e amigos queridos, agradeço sua compreensão quando ainda mais quando faz a colocação que o caso é um crime que está sendo cometido e nada haver com governabilidade. Abraços
Amarildo Dantas 08 de Fevereiro de 2012
Art. 149 do Código Penal Militar - Decreto Lei 1001/69
IV - ocupando quartel, fortaleza, arsenal, fábrica ou estabelecimento militar, ou dependência de qualquer dêles, hangar, aeródromo ou aeronave, navio ou viatura militar, ou utilizando-se de qualquer daqueles locais ou meios de transporte, para ação militar, ou prática de violência, em desobediência a ordem superior ou em detrimento da ordem ou da disciplina militar:
Pena - reclusão, de quatro a oito anos, com aumento de um têrço para os cabeças.
Revolta
Parágrafo único. Se os agentes estavam armados:
Pena - reclusão, de oito a vinte anos, com aumento de um têrço para os cabeças.
Organização de grupo para a prática de violência
ver menos.
Gostaria se alguém vai ter a coragem de fazer cumprir o que está no artigo acima?
Amarildo Dantas 08 de Fevereiro de 2012
Temos outros incisos do mesmo artigo 149 do Código Penal Militar.
Art. 149. Reunirem-se militares ou assemelhados:
I - agindo contra a ordem recebida de superior, ou negando-se a cumpri-la;
II - recusando obediência a superior, quando estejam agindo sem ordem ou praticando violência;
III - assentindo em recusa conjunta de obediência, ou em resistência ou violência, em comum, contra superior;
Amarildo Dantas 8 de Fevereiro de 2012 - 13:37:07
Creio que você esteja se precipitando em defender essa corja de bandidos amotinados. Não sou do PT não defendo PT algum pra mim são todos iguais a esses BANDIDOS que estão apavorando a população baiana que hoje é quem mais sofre com tudo isso. não pertenço a partido político algum, apenas ajudo a pagar salários com meus impostos, pois não consigo abrir minha loja porque não me sinto seguro esses impostos que recolhemos seria pra retornar em forma de beneficio cadê o beneficio. O que vemos ai agora é esses BANDIDOS travestidos de policias armados fazendo arruaça leia a constituição e saiba o porque existe a policia militar agora se você defende isso o problema não é meu fique com ele ou mude de profissão não questione o que penso até isso você está errado. e quando estou em perigo saiba que não chamo a policia apesar de termos bons policiais que em tudo tem suas exceções. Só que como não sei quem são prefiro ENTFRENTAR O PERIGO que chamar a policia militar e depois ser estorquido como já aconteceu, quando me deparo com a policias corruptos fico indignado, e ainda tenho que ler isso que você defende. Infelizmente somos obrigados a presenciar coisas desse tipo por falta de presença do ESTADO. E tem mais vocês sabem muito bem o que é certo e o que não é faça você o que achar que deva fazer e a esses que quando entram sabem que não podem não devem e são proibidos de fazer greve mais preferem o lado escuro e errado.
wilson 8 de Fevereiro de 2012 - 13:48:08
Faço de minhas palavras as suas, corroboro sua indignação. São "bandidos de fardas", não generalizando, mas digo que infelizmente a Policia Militar Baiana, está quase que totalmente podre, coisa que o povo baiano não merece. Desconfiem seus bandidos, TERRORISNO não!
combatente 8 de Fevereiro de 2012 - 14:32:02
Sr Amarildo Dantas, ou o sr é civil e ganha muito bem como a minoria do povo brasileiro ou é oficial de alguma força;
O fato é que policiais também são seres humanos, também tem os mesmos direitos que o senhor tem em querer oferecer o melhor para sua família, gostaria de saber o que o senhor pensa quando o MST invade prédios públicos e olha que não são fatos isolados;
Os policiais fazem manifestações porque não tem como eles mesmos aumentar seus salários como fazem os deputados, senadores e outros...;
Os desinformados falam que a policia é despreparada, mas esquecem que o estado é que tem que dar o suporte preparatório para seus agentes;
O sr chama esses heróis de bandidos,sim heróis pois ir para as ruas enfrentar traficantes com um poder de fogo anos luz de vantagem, não é pra qualquer um, então sr faça uma reflexão antes de chamar esses policiais de bandidos, porque bandidos são esses ministros que volta e meia são denunciados ou o sr não considera crime o que eles fazem?
Amarildo Dantas 8 de Fevereiro de 2012 - 16:21:19
Prezado Combatente, em resposta ao seu comentário. Gostaria somente de informar que sou empresário e estou cheio, cansado de contribuir com impostos que nossa carga tributária é bastante alta. Creio que com o que pago, ou melhor, recolho para o governo deva pagar o salário de no mínimo 30 policiais militares que deveria ao menos honrar com o juramento que fizeram ao ingressar na carreira militar de se fazer cumprir nossa constituição que já foi rasgada a bastante tempo e ninguém à cumpre tanto prova que o que estamos presenciando na Bahia é simplesmente um ato de que? Responda por favor sem corporativismo, e a começar pelos governantes desse país a constituição parece não existir. Agora combatente os policiais militares deveria serem mais instruídos serem mais ordeiros no que se refere a greve apesar de ser ilegal acho que se fossem mais ordeiros chamaria a atenção da população ao seu favor mais como sempre preferem outros caminhos tudo bem eles sabem o que querem. Agora receber o salário que pagamos para fazerem isso e você vir falar que eles são seres humanos acho que eles deveriam pensar assim em não você querer dizer que não achamos que eles sejam seres humanos. todos que ali estão amotinados, estão cometendo crimes e não são poucos os crimes. Ainda mais armados que é um perigo que não tem dimensão. Acho que existem meios de reivindicar melhores salários do que deixar a população em prantos esperando pelo pior e cometendo essas barbáries desafiando o Estado. Já pensou se vira moda ninguém respeitando mais o Estado. Ai lá viriam vocês querem botar a casa em ordem cometendo mais delitos crimes é pena que a moeda tenha dois lados mais ocês só enxergarem o lado de vocês
Ana Silva 8 de Fevereiro de 2012 - 17:12:17
Sr.Amarildo Dantas, concordo em parte contigo,mas eu tennho acompanhado a campanha dos educadores por melhores salários , tudo na mais perfeita ordem e que eles ganham?NADA.Por favor me ajude a achar um meio de reivindicar salarios dignos sem chegar aos extremos.E os políticos que legislam em causa própria, não é um desrepeito, eles tbm fazem "N" promessas e até mesmo juramentos em prol do povo e o que fazem por nós, trabalhadores, empresários honestos,etc., a não ser inventar impostos sobre impostos?
Amarildo Dantas 8 de Fevereiro de 2012 - 17:28:41
Prezada Ana Silva, em tempo gostaria que a prezada se atentasse para o que está acontecendo com alguns educadores, sabemos serem formadores de opiniões, e assim sendo ao invés dos mesmos aclamassem a sociedade civil organizada e todos juntos unidos fossemos reivindicar mais melhorias menos corrupção, ou melhor, que acabassem de uma vez com a corrupção. Sobraria dinheiro o bastante para os princípios básicos que seria: Saúde, Educação, Segurança Moradia e Lazer entre outros princípios a mais que temos direito. Quando falei que a constituição foi rasgada quero ratificar que ela foi rasgada por todos governantes, políticos e por esses que ai estão de forma errada reivindicando seus direitos. Gostaria de lembrá-la, que fomos nós que demos a procuração para esses governantes nos representarem mais também podemos cassar essa procuração por mais uma vez digo que é só nos unirmos e ordeiramente exigirmos respeito por nós e que de uma vez por todas acabem com a corrupção que sobrará verbas para colocar em prática todos os princípios a que temos direito assegurado pela CF 1988 que a chamamos de Constituição Cidadã. E tenho dito. Abraços.
Elói da Silva 8 de Fevereiro de 2012 - 21:13:35
O Amigo está sendo bem antagônico quando ataca os grevista e também os governantes intransigentes ...De que lado o senhor está ??? ou diz estar ???
Raquel 8 de Fevereiro de 2012 - 23:27:41
HEI!!!! Vcs não entenderam nada, os grevistas estão mostrando, o porque da greve, mostrando as crianças que eles tem e que estas precisam comer, e viver com dignidade, não é escudo infantil como o governo quer mostrar, mas sim crianças necessitadas que não são orfãos, que tem pais que fazem greve. Pensem eles podiam ser corruptos e não precisarião fazer greve.
Amarildo Dantas 9 de Fevereiro de 2012 - 09:03:06
Você só pode está brincando Eloi. para quem está cometendo crime eu não posso apoiar em hipótese nenhuma e não existe lado meu nobre estou do meu lado apenas do meu lado vendo uma barbárie dessa e ainda teria que apoiar você só pode está brincando.
E quanto a Raquel gostaria que ela pensasse mais antes de aceitar que exponham essas crianças queria ver se fosse os seus filhos que estivessem lá expostos ao perigo não faça isso não é assim que se faz greve passou no JN ontem dia 08/02/2012 esse Prisco juntamente com um cabo dos bombeiros do Rio de janeiro combinando queimar duas carretas na rodovia você acha isso correto você chama isso de greve então vamos fazer o seguinte ao invés de tomarem carros de inocentes para fazerem essas barbáries porque não queimam os próprios carros é fácil fazer com o dos outros. Despoi dessa me recuso a responder comentários tendenciosos.
Nilo 10 de Fevereiro de 2012 - 14:47:26
Amarildo! Eles não estão com os seus filhos, estão com os deles próprios. E outra, se foram mesmo policiais que combinaram isso, você não pode generalizar que os outros grevistas estavam no meio.
Brasileira 08 de Fevereiro de 2012
Barbaridade!
Enquanto o Estado tem o dever de proteger as crianças, vê-se uma atrocidade dessas sendo cometida livremente, sem qualquer punição àqueles que representam o próprio Estado!
Acho que já tarda a necessidade da nação, em defesa de seu povo, rever o sistema de segurança que hoje é praticado por um "bando" de pessoas despreparadas e tão bandidas, como os piores bandidos soltos pelas ruas.
Enquanto a população tem a falsa idéia de proteção, esses mau caráteres, estão aí executando nossos jovens arbitráriamente, expondo crianças à riscos iminentes e pouco de importando com a segurança de quem quer que seja, e "nós" temos que assitir a tudo calados.
Espero que o Governo não ceda às pressões desses covardes.
Bota o exército nas ruas e mantenha a segurança de seu povo!
lp 8 de Fevereiro de 2012 - 13:48:37
O Poder conta com cabeças como a tua e com a indiferença e a ignorância da maioria para manter a ilusão democrática do país.
A greve é incostitucional sim e os grevistas sabem disso também e se chegaram a isso porque coisa muito imperiosa levaram a isso, acredito.
Não remunerar atividades prioritárias dignamente leva ao caos devido à fuga ded profissionais comprometidos e esclarecidos e favorece a inserção de despreparados e aliados aos crimes - principalmente de colarinho branco. Mire no ensino brasileiro e o analfabetismo e bandidagem imperante nas escolas. Parece que a fábrica de bandidagem começa na falta de educação e preparo.
Se é para prender quem sabe seria melhor cercar o país e jogar a chave fora porque legalidade e constitucionalidade parece estar desaparecendo e o sistema de prima pela arbitrariedade e pelo privilégio, isto é, manda quem pode obedece quem tem juízo, sem esperneios, e ponto final.
Já existiu um movimento desses na Bahia quando o Governo era da direita e mandaram as Forças Armadas deitar o pau também.
As informações que saem de Salvador após a posse do PT não são das melhores, inclusive quanto à limpeza daquela metrópole turística. Não sei se acreditei em informações equivocadas!
Nilo 08 de Fevereiro de 2012
Descordo totalmente dessas interpretações! Se os policias estão usando seus filhos é pra dizer que tem fins pacíficos a greve que eles fazem. O Estado é que querem massacrá-los sem piedade, mas com crianças no meio fica difícil para eles, não é?
max 8 de Fevereiro de 2012 - 11:38:30
Se tem fins pacíficos, não precisam portar armas.
ROBSON 8 de Fevereiro de 2012 - 11:56:07
Se é assim porquê não entregam as armas? Usar crianças, em qualquer situação, sob qualquer pretesto, além de ser um crime, é uma demonstação de covardia, completamente incompatível com o que se espera de alguém que, em tese, deveria ser capaz de dar proteção à sociedade. Todos deveriam ser expulsos, sem prejuízo dos procedimentos criminais! E tem mais, no Rio de Janeiro por exemplo, o salário dos policiais militares é muito menor!
Nilo 8 de Fevereiro de 2012 - 12:00:59
Estão usando armas com os filhos no colo? Só você pra pensar isso!
POLICIAL... 8 de Fevereiro de 2012 - 12:30:52
PARABENS NILO , AINDA BEM Q NESSE PAIS AINDA EXISTAM PESSOAS INTELIGENTES E Q USAM ESSE ESPACO PARA FAZER CRITICA CONSTRUTIVA, NAO COMO ESSES QUE FALAM DOS PMS DA BAHIA COMO SE FOSSEM BANDIDOS. A PM CHEGOU NESSE PONTO, APOS TER ESGOTADOS TODOS OS MEIOS DE DIALOGO.COLOCAM A POLICIA FEDERAL PRA PRENDER OS PMS , ENQUANTO NA FRONTEIRA DE MT ENTRA TONELADAS DE DROGAS QUE FOMENTO O CRIME NO BRASIL.ESSA POLICIA FEDERAL, PELOS AQUI EM MT SO PRENDE POLICIAL QUE FAZ "BICO DE SEGURANCA" E CAMELO, MAIS NADA.
P. Roberto 08 de Fevereiro de 2012
As profissões de Médico, Professor e Policial são as que - pelo menos em um país civilizado e próspero - deveriam, ou melhor, devem ter a melhor remuneração e seleção.
Esses idiotas, corruPTos que estão no poder por mais de oito anos, gabam-se por "terem" elevado o país a uma situação econômica de primeiro mundo, porém a educação, saúde e segurança pública brasileira estão mais para o nível de quarto mundo.
Quem entra na polícia hoje em dia, entra apenas por falta de opção e/ou pela estabilidade de um emprego público, jamais por ideologia como muitos antigamente entravam.
Os ideologistas estão aposentados ou "encostados" em algum serviço burocrático aguardando ansiosamente a reforma.
Que Deus nos proteja!
anne claire... 08 de Fevereiro de 2012
Quando é o MST e suas versões urbanas, que colocam mulheres de facão junto a crianças e adolecentes á frente nos confrontos, nas reitegração de posse, NADA DISSO É COMENTADO POR ESSA MINISTRA CORRUPTA pTISTA MALDITA E pretenciosa(tentou o governo do RS e foi enormemente rechaçada, ela só vê crime quando os governos corruptos do PT estão na berlinda, se elegem prometendo grandes salarios e nada fazem, chamam o exercito nas manifestações, com canhões e metralhadoras e tanques de guerra contra o próprio povo que não quer a miséria por esses governos pagos.
Alexandre 08 de Fevereiro de 2012
Porque "escudos"? O governo tem intenção de atacar os policiais em greve, de atirar, matar? O que é isto, dna Maria do Rosário, não estou lhe reconhecendo! Eles também são trabalhadores e se as crianças estão lá é porque estão junto com seus pais, que estão em greve lutando por um salário digno. Dêem uma olhada no ano do Código Penal Militar. 1969, auge da ditadura.É um "decreto-lei", que o ditador de plantão editava como queria. Um governo que se diz dos "trabalhadores" deveria ter agido para revogar este absurdo há muito tempo. Este Jaques Wagner é mesmo um traidor do movimento sindical.
Ana Silva 8 de Fevereiro de 2012 - 11:39:03
Ótima colocação Alexandre!
combatente 8 de Fevereiro de 2012 - 14:42:40
muito bom Alexandre!
Toinho 08 de Fevereiro de 2012
Que absurdo. Não se trata de parcialidade em relação aos interesses mesquinhos de determinada classe. Como dito em algum comentário, é pequeno usar crianças para alcançar interesses profissionais. Não temos segurança, saúde ou educação há tempos nesse "país" (minúsculo mesmo, e acredito que isso não ocorre em função somente dos baixos salários. Falta compromisso, respeito e resposnabilidade com o que se faz. Temos sálarios suntuosos no judiciário e está aí para todo mundo ver a podridão que este "poder" está medido!Esses "pseudo" policiais, que deveriam lutar pelos seus direitos e melhores salários de maniera ética não deveriam usar crianças para esta finalidade. Gostaria de ver também os médicos colocarem seus filhos para serem atendidos pelo SUS e todos os professores colocarem seus filhos nas escolas públicas grevistas como forma de manifestação e melhores salários, mas aí o assunto é outro né?!?!? Falta responsabilidade, compromisso e vergonha da cara pra depois se exigir algo melhor!!!
Nilo 8 de Fevereiro de 2012 - 11:47:12
Claro que o assunto é outro! Se o professor colocar seu filho na escola pública ou se o médico colocar seu filho pra ser consultado num hospital pela SUS só estarão dizendo para o Estado que o ensino é bom e que o sistema da SUS é otimo! O estado nem iria dar atenção a esses casos, pelo contrário iriam fazer campanha política monstrando que estamos rumo ao país de primeiro mundo. Sua comparação foi infeliz.
Toinho 8 de Fevereiro de 2012 - 12:06:45
Caro Nilo, foi infeliz no seu ponto de vista! Até porque sua conclusão é exatamente o que eu quis dizer, ou seja, nada funciona mas querem jsutificar que o problema tá relacionado ao salário. Óbvio que o que todos nós queremos é um País de 1º mundo, com educação, saúde, segurança etc funcionando!!!
Nilo 8 de Fevereiro de 2012 - 12:20:50
Quando o policial vai com armas em punhos, ele vai para a guerra, quando vai com os filhos eles querem o diálogo pacífico. É difícil entender isso e querer comparar com outras situções que não vem ao caso?
toinho 10 de Fevereiro de 2012 - 10:19:08
Sr. Nilo, pela sua "ótica" nunca deveria ter ocorrido guerra, já que os "filhos no colo" serviriam para alcançar todos os nossos objetivos. Talvez seu conceito seja diferente de todas as situações vividas em países europeus e outros mais que só conseguiram dignidade e respeito com manifestações mais robustas. Aprendemos com a história que nos casos de maior impacto positivo, infelizmente, sangue e muitas cabeças rolaram para se alcançar o respeito merecido por governantes tiranos. Talvez sua visão preclara consiga nos mostrar que temos que pegar nossos filhos e irmos frente ao Planalto para pagarmos menos impostos, levar nossos filhos frente às milicias de policiais sem escrúpulos para os sensibilizarmos, levá-los as portas da escolas públicas e lá deixá-los por longos 40 dias nos períodos de greve, talvez... valei-me!!!
Nilo 10 de Fevereiro de 2012 - 14:34:30
Você foi longe agora!! A minha visão é pura e simplesmente de que os policiais são chefes de família e o que eles pedem é o reajuste e o aumento salarial para viverem de modo (no mínimo)dignos. Mas você que falar que eles são marginais e isso eu não aceito.
Toinho 10 de Fevereiro de 2012 - 15:17:52
Aceitar ou não é problema seu! Afinal, vivemos em um país democrático! Não quero polemizar ou polarizar qualquer discussão com o sr. O fato é que sua visão simplista (ou parcial)o impede de enxergar o óbvio. Não se usa crianças para tais conflitos, indiferente do que se postula ser justo ou não! Será que passa pela sua cabeça que somente policiais são pais de família!?!? Será que vocé não vê que no serviço público existem várias outras categorias de pais de família que igualmente ganham pouco, mas ao contrário, preservam seus filhos de tais embates?!?! Não sei se você é policial, mas se for, faça como outro grande profissional que se expressou neste mesmo espaço, buscando com dignidade melhorar sua vida através de outros concursos ou empregos. Há policiais bandidos, como tbém há juízes, advogados, professores, engenheiros etc. O debate não é este meu caro!!! Em todas as áreas há profissionais honestos e desonestos, cabe a cada um escolher de que lado ficar e, no meu modesto ponto de vista, entendo como a maioria (não policial) que se manifestou neste espaço que não é o caminho mais acertado usar crianças (filhos de quem quer que seja) em tais situações! E por favor, fique com o seu ponto de vista que eu continuo copm o meu...isso é democracia e liberdade de expressão!!!
Nilo 10 de Fevereiro de 2012 - 17:18:09
Não sou policial. Só peço a você que não generalize os policiais bons com os ruins: os ruins eu vi na televisão com armas nas mãos querendo o vandalismo e os bons estão com seus filhos querendo reajuste.Ele não são vandalos etendeu?
Ana Silva 08 de Fevereiro de 2012
Quanta hipocresia!Como que o Estado se diz "estar preocupado com nossas s crianças"?Então dá uma desmonstração e pague seus pais um salário justo para suas necessidade básicas.Atrocidade é o que estes pretralhas estão fazendo com o povo que acreditou neles.Chega de substimar o povo brasileiro vamos valorizar estes profissionais que nos protegem colocando suas vidas em risco, não só policiais como também educadores pois sem este profisional estes ladrões não saberia nem escrever seus nomes, e também o médico que estuda muito para salvar vidas.
wilson 08 de Fevereiro de 2012
Foram mais de 120 mortos, na Região Metropolitana de Salvador, e já temos noticias citando envolvimentos de Policiais Militares, nossa Constituição veda a Greve de Militares, assim são infratores até nisso. Que pena que poucos bons Policiais Militares, fiquem manchados pela maioria dos Policiais Militares bandidos que temos na Bahia.
Robson 8 de Fevereiro de 2012 - 12:15:24
É isso aí. Policial militar não pode fazer greve, está na Constituição. Antes de entrar para a polícia todos os que estão realizando esse motim já sabiam, ou deveriam saber disso. E também sabiam que o salário não era maravilhoso. Então por quê entraram. Se pelo menos tivessem alguma qualificação. Mas pelo que estão demonstrando são menos qualificados do que poderíamos imaginar. Os salários devem ser melhores sim. Mas para que pessoas realmente capacitadas se sintam seguras em entrar para os quadros policiais e não alguns malucos aventureiros e perigosos!
POLICIAL... 8 de Fevereiro de 2012 - 12:36:44
WILSON, VEJO QUE VC E UM LEIGO EM LEIS, A GREVE E VETADA APENAS PARA FORCAS ARMADAS, OS GOVERNANTES USAM ESSE ART NA LEI, E BOM VC CONSULTAR PRIMEIRO O Q VC DIZ.TEM UMA DECISAO NO STF QUE ESCLARECE SOBRE A QUESTAO DA GREVE DA POLICIA MILITAR.
Robson 8 de Fevereiro de 2012 - 22:22:38
Não estou aqui para ensinar nada a ninguém. Quem sou eu. Mas você "policial" deveria estudar mais. Todos os juristas são unânimes em considerar a polícia armada como extensão das forças armadas e etc. Estude mais. E outra coisa, se fosse qualquer outra categoria que estivesse ocupando aquele espaço, vocês já estariam prontinhos, doidinhos para invadir e deitar o sarrafo em todo mundo! Penso que os policiais ali amotinados devem receber o mesmo tratamento que têm um grande prazer em aplicar aos outros. Ou seja, o exército já deveria ter arrancado todos de lá sem dó! Não é assim que os policiais fazem (e gostam de fazer)?
wilson 08 de Fevereiro de 2012
Caro "POLICIAL", se for POLICIAL mesmo sabe que os Policiais Militares são reservas das Forças Armadas, e no Direito se não fosse expresso na Constituição seria implícito e usado por analogia, mas vc deve ser recruta, e trabalhar la pelo lado da Ponta do Aterro. Ordem Judicial é pra serem cumprida, e diante disso os tais Pms que firmaram-se na Casa Legislativa, estão dando guarida a PROCURADOS PELA JUSTIÇA, através de um DEP. CAP. TADEU, quanto não saber nada de Direito, sou capaz de instruí-lo ao embate, em não usar os poucos conhecimentos de soldado praça ou soldado razo, pois outrora fui um, e nunca respondera a nem um PDS ou PAD, como acredito o senhor respondera. Você conhece sua região, mas deveria conhcer mais seu Regulamento. Finali-zo que posso adentrar em qualquer seara do Direito com o senhor, vou apenas informá-lo novamente que é vedado a Greve aos Policias Militares, e o STF não se pronunciou pacificando o tema.
combatente 8 de Fevereiro de 2012 - 14:55:52
já vi tudo, o sr deve ser ou foi oficial!
Miguel 08 de Fevereiro de 2012
Creio que o Policial que se indignou não esta analisando bem. O que se vê na Bahia, é um grupo de bandidos travestidos de policiais no meio daqueles que são verdadeiramente policiais. Usar crianças é repugnatnte e deve ser combatido sim e com rigor. Para mim isso é intolerável, seja feito por "policiais" ou pela corja do PT travestido de sem terra, os quais eu reputo como bandidos e vagabundos que sugam o dinheiro público com o único objetivo de viverem às custas dos que trabalham.
Os Policiais Baianos erram ao não saberem os limites e se colocam em uma posição de antipatia frente à população. Concordo plenamente que devam ganhar mais, isto eu apoio totalmente, menos usar crianças, tiros em via pública e invasão de prédio público,pois ai é coisa de bandido da pior especie e estes elementos devem sim ser excluidos dos quadros da Polícia, presos e condenados
Perplexo 08 de Fevereiro de 2012
Como pode alguém que quer arvorar para sí o título de protetor da sociedade e dos cidadão, quando na primeira oportunidade põe sua família em risco?
Antigamente os homens tinham vergonha de se esconder atrás das barras das saias de suas mães e esposas, que dirá de meninos, meninas e bebes!
Se eu estivesse nas condições destes "policiais" eu ia procurar quem me pagasse melhor e mandava este governador e seus oficiais vigiarem as ruas.
Queria ver como eles iam se virar, quando abrissem concurso público e não aparecesse ninguém interessado em receber esta miséria,iam se danar estes oficiais e políticos!
E não ia adiantar virem de joelhos me pedindo para voltar.
Elói da Silva 08 de Fevereiro de 2012
CHEGA DE LEIS , É PRECISO FAZER SER RESPEITADAS AS QUE JÁ EXISTEM ...
lima 08 de Fevereiro de 2012
ESTE TEXTO É DIRECIONADO ÀS "OVELHAS" QUE FALAM MAL DA POLICIA, SEM SABER NOSSA REALIDADE. DEPOIS DE LER O PRESENTE, VC PODERÁ DIZER QUE SABE UNS 10% DO QUE É SER POLICIAL, SÓ ASSIM PODERÁ COMEÇAR TECER COMENTARIOS.
GOSTARIA QUE TODOS TIVESSEM CONHECIMENTO DO CONTEUDO A BAIXO É GRANDE MAS VALE A PENA LER
OVELHAS, LOBOS e CÃES PASTORES
Autor: Dave Grossman, Ten Cel, Ranger, Ph.D., Autor de "On Killing"
Um veterano do Vietnã, um velho coronel da reserva, certa vez me disse: "A maioria das pessoas em nossa sociedade são ovelhas. Eles são criaturas produtivas, gentis, amáveis que só machucam umas às outras por acidente."
Isso é verdade. Lembre que a taxa de assassinatos é de 6 por 100.000, por ano, e taxa de agressões sérias é de 4 por 1000, por ano. O que isso significa é que a esmagadora maioria dos norte americanos não são inclinados a machucarem uns aos outros.
Algumas estimativas dizem que dois milhões de americanos são vítimas de crimes violentos todo ano. Um números trágico, assustador, talvez um recorde em matéria de crimes violentos. Mas existem quase 300 milhões de americanos, o que significa que as chances de ser vítima de um crime violento ainda é consideravelmente menor que uma em cem, em qualquer ano. Ainda, como muitos dos crimes violentos são praticados pelas mesmas pessoas, o número real de cidadãos violentos é consideravelmente menor que dois milhões.
Há um paradoxo aí, e devemos pegar ambos os lados da situação: Nós podemos estar vivendo a época mais violenta da história, mas a violência ainda é surpreendentemente rara. Isso é porque a maioria dos cidadãos são pessoas gentis e decentes que não são capazes de machucarem umas às outras, exceto por acidente ou sob provocação extrema. Elas são ovelhas.
Eu não quero dizer nada negativo quando as chamo de ovelhas. Para mim a situação é como a de um ovo de passarinho. Na parte de dentro ele é gosmento e macio, mas algum dia ele se transformará em algo maravilhoso. Mas o ovo não pode sobreviver sem sua casca dura. Policiais, soldados e outros guerreiros são como essa casca, e algum dia a civilização que eles protegem tornar-se-á algo maravilhoso. Por enquanto, eles precisam de guerreiros para protegê-los dos predadores.
"E então há os lobos", disse o velho veterano de guerra, "e os lobos alimentam-se das ovelhas sem perdão." Você acredita que há lobos lá fora que irão se alimentar do rebanho sem perdão? É bom que você acredite. Há homens perversos nesse mundo que são capazes de coisas perversas. NO INSTANTE EM QUE VOCÊ ESQUECE DISSO, OU FINGE QUE ISSO NÃO É VERDADE, VOCÊ SE TORNA UMA OVELHA. Não há segurança na negação.
"E então há os cães pastores", ele continuou, "e eu sou um cão pastor. Eu vivo para proteger o rebanho e confrontar o lobo."
Se você não tem capacidade para a violência, então você é um saudável e produtivo cidadão, uma ovelha. Se você tem capacidade para a violência e não tem empatia por seus concidadãos, então você é um sociopata agressivo, um lobo. Mas e se você tem capacidade para a violência e um amor profundo por seus conterrãneos? O que você tem então? Um cão pastor, um guerreiro, alguém que anda no caminho do herói. Alguém que pode entrar no coração da escuridão, dentro da fobia humana universal e sair de novo.
Deixe-me desenvolver o excelente modelo de ovelhas, lobos e cães daquele velho soldado. Nós sabemos que as ovelhas vivem em negação da realidade, e isso é o que as faz ovelhas. Elas não querem aceitar o fato de que há mal neste mundo. Elas podem aceitar o fato de que incêndios podem acontecer, e é por isso que elas querem extintores, sprinklers, alarmes e saídas de incêndio em tudo quanto é canto das escolas de seus filhos.
Mas muitas delas ficam ultrajadas diante da idéia de colocar um policial armado na escola de seus filhos. Nossos filhos são milhares de vezes mais suscetíveis a serem mortos ou seriamente feridos por violência escolar do que por fogo, mas a única resposta da ovelha para a possibilidade de violência é a negação. A idéia de que alguém venha matar ou ferir seus filhos é muito dura, então elas escolhem o caminho da negação.
As ovelhas geralmente não gostam dos cães pastores. Ele parece muito com o lobo. Ele tem dentes afiados e a capacidade para a violência. A diferença, no entando, é que o cão pastor não deve, não pode e não irá nunca machucar as ovelhas. Qualquer cão pastor que intencionalmente machuque a ovelhinha será punido e removido. O mundo não pode funcionar de outra maneira, pelo menos não em uma democracia representativa ou uma república como a nossa.
Ainda assim, o cão pastor incomoda a ovelha. Ele é uma lembrança constante que há lobos lá fora. As ovelhas prefeririam que ele não lhe dissesse para onde ir, não lhe desse multas e nem ficasse nos aeroportos, com roupas camufladas e segurando um M-16. As ovelhas prefeririam que o cão guardasse suas garras e dentes, se pintasse de branco e dissesse: "Béé"
Até que o lobo aparece. Aí o rebanho inteiro tenta desesperadamente esconder-se atrás de um único cão.
Os estudantes, as vítimas, na escola de Columbine eram adolescentes, grandes e durões. Sob circunstâncias ordinárias, elas nunca gastariam algum tempo de seu dia para dizer algo a um policial. Elas não eram crianças ruins, elas simplesmente não teriam nada a dizer a um policial. Quando a escola estava sob ataque, no entanto, e os times da SWAT estavam entrando nas salas e corredores, os policiais tinham praticamente que arrancar os adolescentes que se agarravam às suas pernas, chorando. É assim que as ovelhinhas se sentem quando a respeito de seus cães pastores quando o lobo está na porta.
Olhe o que aconteceu depois do 11 de setembro, quando o lobo bateu forte na porta. Lembram-se de como a América, mais do que nunca, sentiu-se diferente a respeito de seus policiais e militares? Lembram-se de quantas vezes ouviu-se a palavra "herói"?
Entendam que não há nada moralmente superior em ser um cão pastor; é apenas aquilo que você escolhe ser. Entendam ainda que um cão pastor é uma criatura esquisita. Ele está sempre farejando o perímetro, latindo para coisas que fazem barulho durante a noite, e esperando ansiosamente por uma batalha. Os cães jovens ansiam por uma batalha, é melhor dizer. Os cães velhos são mais espertos, mas ao ouvir o som das armas e perceberem que são necessários eles se movem imediatamente, junto com os jovens.
É aqui que as ovelhas e cães pensam diferente. A ovelha faz de conta que o lobo nunca virá, mas o cão vive por aquele dia. Depois dos ataques de 11 de setembro, a maior parte das ovelhas, isto é, a maioria dos cidadãos na América disse "Graças a Deus que eu não estava em um daqueles aviões". Os cães pastores, os guerreiros, disseram, "Meu Deus, eu gostaria de ter estado em um daqueles aviões. Talvez eu pudesse ter feito a diferença." Quando você está verdadeiramente transformado em um guerreiro, você quer estar lá. Você quer tentar fazer a diferença.
Não há nada de moralmente superior sobre o cão, o guerreiro, mas ele leva vantagem em uma coisa. Apenas uma. E essa vantagem é a de que ele é capaz de sobreviver em um ambiente ou situação que destrói 98% da população.
Houve uma pesquisa alguns anos atrás com indivíduos condenados por crimes violentos. Esses presos estavam encarcerados por sérios e predatórios atos de violência: Assaltos, assassinatos e assassinatos de policias. A GRANDE MAIORIA DISSE QUE ESCOLHIA SUAS VÍTIMAS PELA LINGUAGEM CORPORAL: ANDAR DESLEIXADO, COMPORTAMENTO PASSIVO E FALTA DE ATENÇÃO AO AMBIENTE. Eles escolhiam suas vítimas como os grandes felinos fazem na áfrica, quando eles selecionam aquele que parece menos capaz de se defender.
Algumas pessoas parecem destinadas a serem ovelhas e outras parecem ser geneticamente escolhidas para serem lobos ou cães. Mas eu acredito que a maior parte das pessoas pode escolher qual dos dois eles querem ser, e eu estou orgulhoso de dizer que mais e mais americanos estão escolhendo serem cães.
Sete meses depois do ataque de 11 de setembro, Todd Beamer foi homenageado em sua cidade natal, Cranbury, Nova Jersei. Todd, como vocês se lembram, era o homem no vôo 93, sobre a Pensilvânia, que ligou de seu celular para alertar um operador da United Airlines sobre o sequestro. Quando ele soube que outros três aviões haviam sido usados como armas, Todd largou o telefone e disse as palavras "Let's roll" o que as autoridades acreditam que tenha sido um sinal para os outros passageiros para confrontar os sequestradores. Em uma hora, uma transformação ocorreu entre os passageiros - atletas, homens de negócios e pais - de ovelhas para cães pastores e juntos eles combateram os lobos, salvando um número indeterminado de vidas no chão.
"Não há salvação para o homem honesto, a não ser esperar todo o mal possível dos homens ruins." - Edmund Burke
Aqui é o ponto que eu gosto de enfatizar, especialmente para os milhares de policiais e soldados para os quais falo todo ano. Na natureza, as ovelhas, as ovelhas de verdade, nascem assim. Cães nascem assim, bem como os lobos. Eles não têm uma chance. Mas você não é uma criatura. Você é um ser humano, e como tal pode ser o que quiser. É uma decisão moral consciente.
Se você quer ser uma ovelha, então você pode ser uma ovelha e está tudo bem, mas você deve entender o preço a pagar. Quando o lobo vier, você e as pessoas que você ama morrerão se não houver um policial por perto para protegê-lo. Se você quer ser um lobo, tudo bem, mas os pastores o caçarão e você não terá nunca descanso, segurança, confiança ou amor. Mas se você quiser ser um cão pastor andar no caminho do guerreiro, então você deve tomar uma decisão consciente DIÁRIA de dedicar-se, equipar-se e preparar-se para aquele momento tóxico, corrosivo, quando o lobo vem bater em sua porta.
Quantos policiais, por exemplo, levam armas para a igreja? Elas estão bem escondidas em coldres de tornozelo, coldres de ombro, dentro dos cintos ou nas costas. A qualquer hora em que você estiver no culto ou na missa, há uma boa chance que um policial na sua congregação esteja armado. Você nunca saberia se havia ou não um indivíduo assim em seu local de adoração, até que o lobo aparece para massacrar você e as pessoas que você ama.
Eu estava treinando um grupo de policiais no Texas e, durante o intervalo, um policial perguntou a seu amigo se ele levava a arma para a igreja. O outro respondeu "Eu nunca vou desarmado à igreja" Eu perguntei porque ele tinha uma opinião tão firme a esse respeito, e ele me contou a respeito de um policial que ele conhecia que estava em um massacre em uma igreja em Fort Worth, Texas, em 1999. Nesse incidente, uma pessoa desequilibrada mentalmente entrou na igreja e abriu fogo, matando quatorze pessoas. Ele disse que o policial acreditava que ele podia ter salvo todas as vidas naquele dia se ele estivesse carregando sua arma. Seu próprio filho foi atingido, e tudo o que ele pôde fazer foi atirar-se sobre o corpo do garoto e esperar a morte. Aquele policial me olhou nos olhos e disse "Você tem idéia do quão difícil é viver consigo mesmo depois disso?
Alguns ficariam horrorizados se soubessem que esse policial estava na igreja armado. Eles o chamariam de paranóico e provavelmente o admoestariam. Ainda assim, esses mesmo indivíduos ficariam enfurecidos e pediriam que "cabeças rolassem" se descobrissem os air bags de seus carros estavam defeituosos, ou que os extintor de incêndio nas escolas de seus filhos não funcionavam. Eles podem aceitar o fato que fogo e acidentes de trânsito podem acontecer e que devem haver medidas de segurança contra eles.
A única resposta deles ao lobo, no entanto, é a negação, e, frequentemente, sua única resposta ao cão pastor é a chacota e o desdém. Mas o cão pastor pergunta silenciosamente a si mesmo "Você tem idéia do quão duro seria viver consigo mesmo se seus entes queridos fossem atacados e mortos, e você ficasse ali impotente porque está despreparado para aquele dia?"
É a negação que transforma as pessoas em ovelhas. Ovelhas são psicologicamente destruídas pelo combate porque sua única defesa é a negação, que é contra produtiva e destrutiva, resultando em medo, impotência e horror, quando o lobo aparece.
A negação mata você duas vezes. Mata uma, no momento da verdade, quando você não está fisicamente preparado: você não trouxe sua arma, não treinou. Sua única defesa era o pensamento positivo. Esperança não é uma estratégia. A negação te mata uma segunda vez porque mesmo que você sobreviva fisicamente, você fica psicologicamente destroçado pelo seu medo, impotência e horror na hora da verdade.
Gavin de Becker coloca dessa maneira em "Fear Less", seu soberbo livro escrito após o 11/Set., leitura requerida para qualquer um tentando entender a atual situação global: "... a negação pode ser sedutora, mas ela tem um efeito colateral insidioso. Apesar de toda a paz de espírito que aqueles que negam a realidade supostamente alcançam por dizerem que as coisas não são tão sérias assim, a queda que eles sofrem quando ficam cara a cara com a violência é muito mais perturbadora."
A negação é uma situação de "poupe agora pague mais tarde", uma enganação, um contrato escrito só em letras miúdas. A longo prazo, a pessoa que nega acaba conhecendo a verdade em algum nível.
Assim, o guerreiro deve lutar para enfrentar a negação em todos os aspectos de sua vida, e preparar-se para o dia em que o mal chegará.
Se você é um guerreiro que é legalmente autorizado a carregar uma arma e você sai sem levar essa arma, então você se transforma em uma ovelha, fingindo que o homem mau não virá hoje. Ninguém pode estar ligado 24 horas por dia, 7 dias por semana, a vida inteira. Todos precisam de tempo de repouso. Mas se você está autorizado a portar uma arma e você sai sem ela, respire fundo e diga para si mesmo:
"BÉÉÉÉÉÉÉ..."
Essa história de ser uma ovelha ou um cão pastor não é uma questão de sim ou não. Não é um tudo ou nada. É uma questão de degraus, um continuum. De um lado está uma desprezível ovelha com a cabeça totalmente enfiada na terra, e no outro lado está o guerreiro completo. Poucas pessoas existem que estão completamente em um lado ou outro. A maioria de nós vive no meio termo. Desde 11 Set, quase todos na América deram um passo acima nesse continuum, distanciando-se da negação. A ovelha deu alguns passos na direção de aceitar e apreciar seus guerreiros, e os guerreiros começaram a tratar seu trabalho com mais seriedade. O grau para o qual você se move nesse continuum, para longe da "ovelhice" e da negação, é o grau no qual você estará preparado para defender-se e a seus entes queridos, fisicamente e psicologicamente, na hora da verdade.
Robson 8 de Fevereiro de 2012 - 22:38:42
Sem querer ofender, texto muito fraco. Tenho vários policiais na família (há mais de 50 anos). Conheço muito bem a realidade da polícia. E sei muito bem que esses que estão amotinados na Bahia não são policiais de verdade! Além de infringir gravemente a lei a qual juraram obediência, estão "ovelhamente" servindo de joguete político. Ou alguém duvida que tudo, no final, serve de ganho para um ou outro grupo político? Psicologicamente os amotinados simplesmente demonstram estar confusos, incapazes de negociar com seriedade e de agir com responsabilidade. A sociedade como um todo não tem que pagar por algo que um grupo de birrentos teimosos (e perigosos) considera direito exclusivo seu. Todos nós, meu chapa, queremos ganhar mais. Já pensou se todos pegarmos nossas arminhas e formos para a rua? Democracia, consideremos boa ou ruim, não é assim!
lima 9 de Fevereiro de 2012 - 01:00:56
Quanto ao joquete politico, digo que só quem esta la fato pode dizer alguma coisa. Em relação ao texto, e em face ao comentarios neste site infere-se, que as "ovelhas geralmente não gostam dos cães pastores. Ele parece muito com o lobo".espero que entenda o que esta implicito no texto. No tocante a atividade policial, vc disse ter parentes À geração na policia. Então já devem ter te falado que o maior risco de ser policial, não é de se envolver em troca de tiros, mas sim o transito, pois os acompanhamentos taticos são frequentes, os açidentes tambem, alem disso todos querem que a pm chegue rapido nas ocorrencia por diversos motivos, mas em contra partida, se o policial bater a vtr terá que pagar o conserto, apesar de ganhar pouco. Seus parentes devem ter falado tambem .. sobre o risco de contagio de doença, pois estamos sempre revistando estes mendigo que passam dias sem tomar banho ( constantemente policias são infectados com micoses na mão. ). outros vagabundos que estão sempres às margens, costumam por nos bolsos agulhas infectadas com "Deus sabe lá o que "para policial furar a mão durante a revista.( aconteceu com minha equipe: em uma ocorrencia simples fomos exposto ao material biologico de um portador do virus HIV. Tivemos que tomar o coquetel, e encarar seus efeitos colaterais, alem ficar por meses preocupados, pelo risco de contaminar as esposas tambem. Digo com conhecimento de causa, que boa parte dos pms trabalham "vibrando", ainda , porque gostam da atividade policial, da "correria", pois se estes fossem levar somente salario em consideração... não sei o que seria deste povo ingrato. O senhor tambem disse "Já pensou se todos pegarmos nossas arminhas e formos para a rua" na verdade ninguem pegou armas, temos o porte, e não podemos deixa-las na casa, alem do mais, arma para as forças legais, são simplismente ferramentas de trabalho. Assim como é uma caneta, enxada,etc...
Ana Silva 9 de Fevereiro de 2012 - 10:45:30
Robson,não tenho policiais na família, mas nem por isso desconheço a situação deles, acredito q teus familiares policiais não te falam a realidade deles. Deves sentar com eles e saber o que realmente está acontecendo, pq alguma coisa está errada,enquanto, milhares deles se queixam , como só os teus estão bem?O salário não é tudo, mas não vamos deprezá-loRealmente não é preciso pegar arminha, desde que eles seja políticos.
Robson 9 de Fevereiro de 2012 - 10:59:54
Ana Silva, se você não sabe, existe uma coisa que se chama compromisso com a sociedade. Se o salário não está bom, devemos procurar os meios legais para expor nossos argumentos ou, se não der certo, procurar outro emprego (no Brasil a oferta de emprego está em franca expansão). A população não pode pagar com a sua segurança porquê um grupo se nega a cumprir a tarefa à qual se comprometeu a cumprir, traindo a confiança que lhe foi depositada. Quando um servidor público pára, quem se prejudica é a população simplesmente. Prá finalizar, se você ainda não ficou sabendo, verifique nos noticiários de hoje o desfecho da papagaiada dos "policiais" bahianos e as causas deste desfecho. Acho que não precisaremos mais discutir este assunto!
lima 9 de Fevereiro de 2012 - 14:45:45
Caro amigo, é sabido por todos, que a policia está evoluindo muito, coisas que eram corriqueiras no passado, hoje são exceção. Então, ingressei nas fileiras da pm para fazer parte desta evolução, e muitas destas significam onus para nos policiais, mas não tem problema estamos disposto a contribuir, e melhorar o atendimento ao cidadão . Há anos se mantem um dialogo com os politicos para melhorar esta situação, porem sem retorno,. Chegou- se ao insuportavel . Ha quem diz, se não esta bom procure outro emprego, e é o que vem acontecendo a anos a rotatividade é grande , e a população nem sabe disso.O utros dizem que a policia é despreparada, logo tenho de lembrar que é o estado o responsavel pelo nosso treinamento. Tens o policial que se paga. Com esta greve que esta ocorrendo deu para perceber a tamanha importancia deste profissionais, que trabalhão diretamente com os lixo desta sociedade, e enquanto os governo não começar a investir pessado em segurança publica --leia-se viaturas, armamento, treinamento, melhores salarios.-- a população (a policia tambem faz parte da população) é que continuara a pagar o preço
Nilo 10 de Fevereiro de 2012 - 14:53:27
Estão achando que os policiais devem serem burros só por causa da jura que fizeram. E os juizes e políticos juram proteger o país roubam essas pessoas que falam mal. Jura por jura eu também juro que ser for presidente vou depositar milhões nas contas de vocês!!!!
lima 08 de Fevereiro de 2012
os ultimos caracteres esta saindo errado, não deve haver espaço
lima 08 de Fevereiro de 2012
ESTE LINK ESTA CORRETO
http://www.mvb.org.br/artigos/ovelhasloboscaes.p hp
Helder Patriarcha 09 de Fevereiro de 2012
Sra. Ministra seria melhor que a senhora ficasse calada, porque qualquer um de nós - eu disse qualquer um - usa a arma que tem próxima das mãos, não estou de acordo que as crianças estejam ali, quanto mais psicologicamente pagando pelos erros dos adultos, vocês políticos como a senhora não se preocupam com o que precisa se preocupar de verdade, um bom GESTOR coloca em primeiro lugar as prioridades, segurança, saúde e educação. O pagamento do funcionário destes setores tem que ser correto, e, sou a favor que cobre deles bom desempenho. Só que cada um cuida de sí, eu não sou policial, sou um cidadão justo lembrando a vocês o que já sabem, mas não cumprem, porque eu creio que quando a senhora recebe seu bom salário, procura pagar suas contas principais como água, luz, telefone, uma bôa dona de casa, um bom chefe de família age desta forma. Então deixemos de críticas e sejamos justos uns com os outros. Jesus disse: Amemos o próximo como si mesmo. Não julgueis, pois com a mesma medida que julgais assim será julgado.Lembrem-se de que forma é o aumento de deputados e outros, assim como vocês os outros funcionários públicos tem o seu valor. Auxilie, nesta hora a melhor atitude é ser imparcial e buscar e ficar do lado da verdade.
Clayton Vieira 09 de Fevereiro de 2012
Em poucas linhas, sou PM, sou Soldado, ou melhor estou PM e por mais cursos (FN entre outros de alto nível de especialização, ead etc), elogios, e preparo que tenho, faço bem o meu trabalho, sou humanitário, sou de rua, atendo de conflitos de casais, sequestros em andamento a assaltos a bancos, pois sou Polícia não me esquivo. E não me preocupava em esperar de 15 a 25 anos para promoção para cabo, de não receber hora extra quando a ocorrência sempre se prolonga, pois respeito a hierarquia e a disciplina de um código feito na época da ditadura. Hoje tenho família e com aumentos que nunca acompanharam a inflação, sempre cortando o pouco conforto da minha família e me entregando cada vez mais a viração de segurança (emprego ilegal, segundo regulamento). Entre os serviços, os trabalhos extras, as rebeliões em presídios, carnavais entre outros eventos, audiências em fóruns, etc. Já fui baleado em confronto e minha família foi quem estava ao meu lado e não nenhum representante de direitos humanos. Devo sempre lembrar que perdi muitos amigos que em folga de trabalho foram caçados por bandidos quando menos esperavam sendo assassinados na frente de filhos. E que muitos filhos,se tornaram bandidos, não sei. Onde as famílias passam de 2 a 4 meses sem receber e vivem da ajuda dos amigos enquanto aguardam os "procedimentos legais" para receber a pensão (metade do salário em vida menos as gratificações do exercício da função). Não temos vida comum, fizemos essa escolha, nossas esposas são guerreiras. Vivemos na linha de combate a marginalidade, onde alguns, que deixam de acreditar, cedem e viram marginais. Não podemos nos dar o luxo de simplesmente caminhar, ir ao shopping, a padaria sem estar atento. A não ser que não seja de rua, não lide com bandidos perigosos do crime organizado. Infelizmente, a segurança pública está sucateada, é realidade. E não valoriza seus profissionais, com leis espassas o criminoso responde em liberdade e volta mais forte, não tem nada a perder. Eu tenho. Tenho dois filhos e sou bem casado. Por isso, estudo, me esforço, e sonho que um dia vou deixar essa profissão tão complexa que tanto gosto. E imagino como seria se todos os PMs fizessem isso. Como ficaria o estado. Como nós(sociedade) ficaríamos?
Se me permitem, acredito que o crime estaria bem mais organizado com poucos policiais e nós com conflitos internos tentando restaurar um delicado sistema de segurança. É triste, mas se esta acontecendo é porque realmente esta no extremo.
É muito fácil falar de mim, mas pense um pouco em como sou eu (Polícia), minhas particularidades, sonhos e perspectivas.
Desculpe por escrever muito, tentei sintetizar a sobrevivência de um policial.
Sobrevivência sim.
Clayton Vieira, estou Policial Militar.
Robson 9 de Fevereiro de 2012 - 10:40:24
Clayton, parabéns! A solução é exatamente esta. Prepare-se como está fazendo e simplesmente abandone essa profissão. Entretanto, quero ressaltar que, em várias atividades, os profissionais correm riscos e muitas vezes, têm que sacrificar sua vida pessoal, sua família, sua saúde, etc. Toda profissão tem seus ossos e devemos, em minha opinião, encará-los como uma missão. Um dever para com nossos irmãos. Concordo plenamente que a profissão de policial no Brasil (e em muitos outros paises subdesenvolvidos como o nosso) não é devidamente valorizada. O resultado disso é que aqueles honestos que se interessam pela carreira policial acabam se desiludindo como você e apenas sobram aqueles de mau caráter, que não estão preocupados com o salário porque vão ganhar o dinheiro por meio de outros procedimentos. O grande problema é que, com o passar do tempo, pessoas de bem, qualificadas, vão procurar outras atividades e, como disse, só os marginais permanecem. No momento em que os salários melhorarem haverá, como houve na Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal, uma oxigenação e, pouco a pouco, a água suja se tornará cada vez mais limpa. Infelizmente, tudo isso depende de uma série de fatores. Todo o país precisa evoluir, em todas as instituições. Enquanto isso, teremos que aturar bandidos como esses que armaram essa "greve" na Bahia e muitos outros que, sob o escudo da farda, cometem atos mais bárbaros ainda. Tenho certeza de que você não faz parte dessa gang. Boa sorte!
Nilo 10 de Fevereiro de 2012 - 14:57:33
Robson.
Por isso concordo com essa greve que você tanto critica.Para que os bons policiais fiquem eles devem mesmo lutar pelos seus direitos.
lima 10 de Fevereiro de 2012 - 16:24:54
Gostaria que alguem cite, se alguma vez a população brasileira conseguiu fazer alguma revolução reivindicando apenas, com panfletos e passeatas. BASTA!!! O governo tem que valorizar os policiais. Aqui no paraná já estamos ( PM, PC, BM)cogitando a paralização até meados deste mes
Jone Bigude 10 de Fevereiro de 2012
É isso aí, vamos transformar esse "país" num verdadeiro inferno!!! Sem leis, sem limites, sem responsabilidades! Vamos chamar as demais classes "proletariadas" do serviço público sucateado nesse país e vamos parar tudo: hospitais e prontos-socorros, transporte coletivo, limpeza e coleta de lixo, educação, saneamento básico etc! É a anarquia geral e incondicional! Como somos individualistas!!! A verdadeira revolução começa pelo escolha de nossos representantes, através do sufrágio! Nos indignamos com as imagens da Grécia, Líbia e vários outros países que a população padece de respeito de seus governantes, mas nos dão aula de cidadania, quando lutam por um objetivo maior, único. Alí, estão juntos policiais, médicos, professores, advogados, pedreiros etc, pessoas que realmente lutam por uma VIDA melhor e mais digna para todos. Este "cada um por sí" só implanta o caos e desrespeito e enfraquece mais ainda nossos anseios!
HELAINEHANS 10 de Fevereiro de 2012
COMO DISSE RAUL SANTOS SEIXAS ,FORMADO EM DIREITO,CANTOR, COMPOSITOR,FILÓSOFO,ESCRITOR, POETA, BAIANO DE ERECHIM, " O EXERCITO ( POLÍCIA ETC E TAL)É A UNICA SAÍDA PRA QUEM NÃO TEVE NENHUMA VOCAÇÃO NA VIDA !
HELAINEHANS 10 de Fevereiro de 2012
POLICIAIS SÃO TÃO COVARDES QUE SOMENTE SÃO HOMENS OU ATUANTES, COM UMA ARMA NA CINTURA E EM GRUPOS OU EM BANDOS ,E AGORA SE DEMONSTRANDO ALTAMENTE COVARDES SE ESCONDENDO A TRAZ DE MULHERES E CRIANÇAS INOCENTES ,TORNANDO ESTES COMO REFÉNS!!! PRA REPRIMIR TRABALHADORES E ESTUDANTES DESARMADOS E COBERTOS DE RAZOES USAM A VIOLÊNCIA !E AGORA SE SENTEM INOCENTES ? ARMADOS E COM REFÉNS ! "AÇÃO CARANDIRU NELES","QUE COM FERRO FERE COM FERRO SERA FERIDO" .
ARISTIDES 10 de Fevereiro de 2012
É INDIFERENTE O PARTIDO NO PODER! ESTE OU AQUELE! ESQUERDA CENTRO OU DIREITA!PQP OU PQC,LULA SERRA OU F.HENRIQUE ,TODOS SE CORROMPEM SE TRANSFORMAM SE ADEREM ,SE COMPACTUAM ,SE PROSTITUEM COM SUAS GANANCIAS DE PODER ,QUANTO A GREVE DOS POLICIAIS ,É LAMENTÁVEL QUE MAIS UMA VEZ PESSOAS INOCENTES ESTÃO SENDO PREJUDICADAS POR ISTO A POPULAÇÃO ,QUANTO A ATUAÇÃO POLICIAL ! É VERMES CONTRA VERMES .
Dúvidas Jurídicas?
Entre em contato
Disponível em: http://agencia-brasil.jusbrasil.com.br/noticias/3012501/ministra-critica-uso-de-criancas-como-escudo-humano-por-pms-baianos-em-greve