Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Dia Nacional da Cultura é comemorado pela Casa de Rui Barbosa

    Publicado por Agência Brasil
    há 9 anos

    O Dia Nacional da Cultura, comemorado hoje (5), foi instituído em 1970, por ser o aniversário do jurista, escritor e diplomata Rui Barbosa (1849-1923). Anualmente, a Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB) promove uma cerimônia para festejar a data, com a entrega da medalha que leva o nome do jurista a personalidades que se destacaram na prestação de serviços à cultura do país.

    Há oito meses no cargo, a presidente da FCRB, Lia Calabre, abriu a solenidade destacando seu compromisso de fazer uma gestão colegiada “com fluxo contínuo, em várias mãos e não só em mão única, de informações”. Já o diretor-executivo da instituição, Ricardo Calmon, fez um balanço das atividades deste ano, entre elas a implantação do curso de mestrado profissional em memória e acervos e as obras de revitalização do jardim e de restauro das fachadas do museu.

    Calmon falou também sobre a construção do prédio anexo ao Museu Casa de Rui Barbosa que abrigará o Centro de Preservação de Bens Culturais da instituição. “Acabamos de conseguir a aprovação do IPHAN [Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional]. O edifício será importante para ampliarmos a capacidade de receber novos acervos”, disse.

    Foram agraciados com a Medalha Rui Barbosa, que comemora os 80 anos do museu, a escritora Laura Sandroni, o cantor e compositor Jorge Mautner, a historiadora Lucia Maria Bastos Pereira das Neves, Maria Lucia David de Sanson, doadora da Coleção Lucia Sanson, a procuradora federal Cynthia Regina de Lima Passos e Fabrício Toledo de Souza, da Cáritas Arquidiocesana do Rio. Também foram contemplados os servidores Carlos Alberto de Barros Lima, João Alves da Silva, Edmar Moraes Gonçalves, Euclides Maurício Siqueira de Souza, Joëlle Rachel Rouchou e Rômulo Torres Baker.

    A cerimônia foi encerrada com uma apresentação do violonista e cantor Alfredo del Penho. No programa, composições do próprio del Penho e de Chico Buarque, Elton Medeiros e Cartola, Baden Powell e Vinicius de Moraes, Nelson Cavaquinho, Dolores Duran e João Nogueira, entre outros.

    Edição: Aécio Amado
    • Publicações90686
    • Seguidores338
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações25
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/dia-nacional-da-cultura-e-comemorado-pela-casa-de-rui-barbosa/279931457

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)