Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Proposta de recontratação e novo lay-off na GM será votada em assembleia

    Publicado por Agência Brasil
    há 9 anos

    Uma proposta de cancelamento das 798 demissões anunciadas pela GM, este mês, será analisada em assembleia de trabalhadores na segunda-feira (24). A proposta prevê ainda a suspensão dos contratos de trabalho desses trabalhadores, instituindo o lay-off, pelo prazo de cinco meses. Caso haja demissões após o retorno do lay-off, haverá o pagamento de indenização adicional de quatro salários nominais a cada um dos trabalhadores.

    A segunda parte da audiência de conciliação, entre o Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região e a General Motors (GM), sobre as demissões ocorreu na tarde desta sexta-feira (21), no Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, sediado em Campinas, no estado de São Paulo. Na primeira parte da audiência, na última segunda-feira (17), não houve acordo.

    Segundo o TRT-15, a empresa propôs pagar 50% dos dias parados, com a outra parte sendo compensada pelos funcionários, além do comprometimento de não fazer retaliação aos grevistas. Durante o período do lay-off, garante aos trabalhadores décimo terceiro salário, participação nos lucros e reajuste na data-base.

    A proposta elaborada na audiência inclui promover a antecipação da aposentadoria de um grupo de empregados e a adoção de um programa de desligamento voluntário (PDV). O sindicato explicou, em nota, que “se o trabalhador afastado pelo lay-off preferir, poderá ser desligado antecipadamente, recebendo o valor relativo aos cinco meses de lay-off e mais os quatro salários de indenização”.

    O TRT recomendou aos grevistas o imediato retorno ao trabalho após a assembleia geral.

    Edição: Aécio Amado
    • Publicações90686
    • Seguidores338
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações140
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/proposta-de-recontratacao-e-novo-lay-off-na-gm-sera-votada-em-assembleia/228693082

    Informações relacionadas

    Tribunal Superior do Trabalho
    Jurisprudênciahá 3 anos

    Tribunal Superior do Trabalho TST - AGRAVO DE INSTRUMENTO EM RECURSO DE REVISTA: AIRR XXXXX-69.2017.5.02.0472

    Documentos diversos - TRT4 - Ação Rescisão Indireta - Atord - contra Companhia Castor de Participacoes Societarias, Paqueta Empreendimentos Imobiliarios e Paqueta Calcados

    Agência Brasil
    Notíciashá 8 anos

    Termina domingo lay-off em montadora da GM de São José dos Campos

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)