Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    País inaugura sétimo banco de sangue de cordão umbilical e de placenta

    Publicado por Agência Brasil
    há 14 anos

    Paula Laboissière

    Repórter da Agência Brasil

    Brasília - O Brasil inaugurou hoje (1) o sétimo banco de sangue de cordão umbilical e de placenta para transplantes de medula óssea, no Distrito Federal. O objetivo é aumentar as chances de localização de células-tronco para pacientes que precisam da cirurgia e não encontram doadores compatíveis.

    O país ocupa, atualmente, o terceiro lugar no ranking de nações com maior número de doadores voluntários, com um total de 1,6 milhão de cadastrados, atrás apenas dos Estados Unidos e da Alemanha. Apesar da boa vontade de muitos doadores, a maioria dos pacientes (70%) não consegue encontrar um que seja compatível.

    As chances aumentam por meio da coleta de sangue do cordão umbilical e da placenta, feita logo após o parto, com o consentimento da mãe. Após o procedimento, o material é levado para um laboratório, onde fica armazenado em nitrogênio líquido a uma temperatura inferior a -190 graus Celsius.

    Sob a coordenação do Instituto Nacional do Câncer (Inca), a Rede BrasilCord é responsável por reunir em um sistema digitalizado todos os bancos públicos de sangue de cordão umbilical e placentário no país, com unidades no Pará, no Rio Grande do Sul, em Pernambuco, no Ceará, em Santa Catarina e no Paraná, além do Distrito Federal.

    De acordo com o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, a rede está integrada ainda a bancos de sangue estrangeiros caso não haja compatibilidade com doadores no Brasil. Já temos, inclusive, a mão inversa. Estão usando nosso banco para pacientes de outros países, disse.

    Para a presidente da Fundação Hemocentro de Brasília, Maria de Fátima Brito, a inauguração de mais uma unidade representa uma luz no fim do túnel para os pacientes que precisam de um transplante de medula óssea. Segundo ela, entre 1,5 mil e 2 mil pessoas, por ano, não conseguem encontrar um doador compatível.

    A meta é chegar a 13 bancos de sangue de cordão umbilical e de placenta até 2011. Este ano, mais cinco unidades devem ser entregues, com investimentos de R$ 36 milhões do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O coordenador da Rede BrasilCord informou que a expectativa é que 65 mil cordões e placentas sejam armazenados em um prazo de cinco anos.

    A partir de junho deste ano, diante de normatização da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), os custos dos transplantes de medula óssea também devem cobertos por planos de saúde privados. O Ministério da Saúde divulgou que já há um projeto que prevê a expansão de leitos para a realização de cirurgias.

    Edição: Juliana Andrade

    Fale com a Ouvidoria

    • Publicações90686
    • Seguidores338
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações12
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/pais-inaugura-setimo-banco-de-sangue-de-cordao-umbilical-e-de-placenta/2214977

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)