Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Toffoli diz que pode se declarar impedido de julgar causas que tenham participação da AGU

    Publicado por Agência Brasil
    há 15 anos

    Brasília - O advogado-geral da União, José Antonio Dias Toffoli, garantiu hoje (30) que poderá se declarar impedido de julgar causas no Supremo em que a AGU tenha participado, caso sua indicação para ministro do Supremo Tribunal Federal seja aprovada.

    Ele evitou enumerar quais processos poderá se declarar impedido, mas a AGU atuou em processos polêmicos e que estão na pauta do STF, como o sistema de cotas nas universidades e a extradição do italiano Cezare Battisti.

    “Terei um comportamento absolutamente isento. Não só nesse julgamento como em todos. Não julgarei nenhum processo no qual tenha atuado, naquele que tenha havido manifestação da AGU”, disse. “Mas não posso dizer se em determinado caso concreto terei esse ou aquele comportamento antes de o caso estar em pauta”, completou.

    Toffoli passa por sabatina na Comissão de Constituição e Justiça do Senado. Ele precisa ter a indicação aprovada pelos senadores da comissão e, depois, pelo plenário da Casa.

    Sobre a possibilidade de um terceiro mandato, disse que a atual Constituição proíbe essa prática. Sobre a candidatura de pessoas com a ficha suja para eleições, afirmou que atualmente a lei proíbe a candidatura apenas para processos transitado em julgado. Quanto ao impasse diplomático vivido por Brasil e Honduras, esclareceu que tem acompanhado o assunto apenas pelos jornais.

    • Publicações90686
    • Seguidores338
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações312
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/toffoli-diz-que-pode-se-declarar-impedido-de-julgar-causas-que-tenham-participacao-da-agu/1928084

    Informações relacionadas

    Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes
    Notíciashá 16 anos

    Que se entende por "binding effect", no Direito Constitucional?

    Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios TJ-DF: XXXXX-46.2021.8.07.0010 1413711

    Editora Revista dos Tribunais
    Doutrinahá 2 anos

    6 - Qual o quórum necessário para a modulação de efeitos? Uma proposta de compatibilização do CPC/15 com a Lei. n. 9.868/99

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)