Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024

Autoridades venezuelanas assinam ordens de detenção contra políticos da oposição

Publicado por Agência Brasil
há 9 anos

As autoridades da Venezuela assinaram mandados de detenção contra dois políticos da oposição e mais seis cidadãos, pela participação em um "plano" contra o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro.

Segundo comunicado divulgado hoje (28) pelo Ministério Público venezuelano, a ordem de detenção inclui o ex-candidato presidencial Henrique Salas Römer e o líder opositor e diplomata Diego Arria Salicetti. O advogado Gustavo Tarre Briceño e os cidadãos Robert Alonso Bustillos, Ricardo Emilio Koesling Nava e Pedro Mario Burelli Briceño também estão incluídos.

A ex-deputada da oposição María Corina Machado Parisca, de 47 anos, foi notificada para apresentar-se ao Ministério Público na próxima quarta-feira (3), para responder sobre um processo em que é acusada de envolvimento em conspiração para assassinar o presidente.

Em junho passado, um tribunal venezuelano proibiu a ex-deputada de sair do país, depois de ter prestado, como testemunha e durante oito horas, declarações sobre os acontecimentos violentos de 12 de fevereiro. Nessa data, três pessoas foram assassinadas ao fim de uma manifestação em Caracas e detido o fundador do partido Vontade Popular, Leopoldo López, também da oposição.

Maria Corina foi afastada do cargo de deputada, em 26 de março, pelo presidente do Parlamento, Diosdado Cabello, depois de se ter deslocado à Organização de Estados Americanos a convite do Panamá para expor várias queixas contra o governo venezuelano.

Em 31 de março, o Supremo Tribunal de Justiça da Venezuela determinou que "ao aceitar uma representação de outro país" sem autorização do Parlamento, a ex-deputada "perdeu de pleno direito o seu lugar parlamentar".

Em 28 de maio, o "alto comando político" da revolução bolivariana acusou vários dirigentes da oposição de, com o apoio de um banqueiro, promover um golpe de Estado e um atentado contra o presidente Nicolás Maduro.

Fale com a Ouvidoria

  • Publicações90686
  • Seguidores338
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações30
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/autoridades-venezuelanas-assinam-ordens-de-detencao-contra-politicos-da-oposicao/153865995

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

A luta de um dos mais importantes líderes em prol da Independência , da América Espanhola, Simón Bolívar é relegada, ignorada, diante do autoritarismo, populismo e atuações comprometedoras do Estado de Direito, presentes na atualidade venezuelana.
Conheço a Venezuela antes e depois, dessa era sangrenta e antidemocrática, lamento a destruição de seu legado, político, cultural, lamento a escassez de alimentos imposta ao seu povo, lamento ver nas suas ruas e avenidas empresas fechadas, inexistência de carros, para compra ou venda, e o pior de tudo , empresas aéreas sem condições de operar, de lá ninguém sai, pois o preço de uma passagem, por exemplo Venezuela Brasil, chega constranger, tão elevada e impraticável, alguns mil dólares...
Oxalá chegue o momento de libertação dos nossos irmãos venezuelanos, massacrados em consequência da declarada Ditadura, em plena vigência, não ver quem não quer ! continuar lendo