Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Projeto que estabelece normas para criação de municípios vai ser apreciado pela Câmara

    Publicado por Agência Brasil
    há 16 anos

    Brasília - A aprovação hoje (15), pelo Senado, do projeto de lei que regulamenta a criação, fusão e incorporação de municípios abre caminho para resolver o problema de 57 novas cidades criadas entre 13 de setembro de 1996 e 31 de dezembro de 2007 e que tem sua autonomia questionada no Supremo Tribunal Federal (STF). O STF deu um prazo para o Congresso disciplinar a matéria até o fim de novembro. O projeto agora será apreciado pela Câmara dos Deputados.

    O substitutivo do relator Tasso Jereissati (PSDB-CE) estabelece uma série de condições para a criação de novos municípios. Entre eles, o mínimo de habitantes por região, eleitorado, existência de núcleo urbano e arrecadação própria, entre outros.

    “O projeto dá uma ordem para a criação de municípios, definindo claramente os pré-requisitos, quais são as condições, em que circunstâncias podem ou não ser criados ou fundidos municípios por outros”, disse o senador.

    No caso da população, as regras exigidas para a criação de novas cidades são as seguintes: Regiões Norte e Centro-Oeste, população igual ou superior a cinco mil habitantes; Nordeste, sete mil habitantes; e Sul e Sudeste, dez mil habitantes.

    Além disso, a regra estabelecida exige um eleitorado igual ou superior a 50% de sua população. O substitutivo também prevê que um novo município terá que contar com um número de imóveis em conglomerado urbano superior à média de imóveis de 10% dos municípios do estado.

    Arrecadação própria superior à média de 10% dos municípios do estado e uma área urbana não situada em reserva indígena, área de preservação ambiental ou área pertencente à União são outras exigências previstas no projeto de lei.

    • Publicações90686
    • Seguidores338
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações0
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/projeto-que-estabelece-normas-para-criacao-de-municipios-vai-ser-apreciado-pela-camara/142771

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)