Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    MPF quer suspender obras de recuperação das lagoas da Barra e de Jacarepaguá

    Publicado por Agência Brasil
    há 10 anos

    O Ministério Público Federal (MPF) solicitou à Secretaria Estadual do Ambiente (SEA) do Rio de Janeiro e ao Instituto Estadual de Ambiente (Inea) a suspensão das obras do Projeto de Recuperação Ambiental do Sistema Lagunar da Barra da Tijuca e Jacarepaguá, na zona oeste do Rio, um dos compromissos do governo estadual para as Olimpíadas de 2016. As autoridades estaduais têm prazo de 30 dias para informar ao MPF a respeito do cumprimento da recomendação.

    De acordo com o MPF, o projeto, avaliado em R$ 660 milhões, foi aprovado sem estudo de impacto ambiental e sem autorização dos órgãos federais competentes. As obras previstas são de dragagem das lagoas de Jacarepaguá, Camorim, Tijuca, Marapendi e do Canal de Joatinga, a extensão do quebra-mar do Canal da Joatinga - de 180 metros - e a criação de ilha artificial na Lagoa da Tijuca, a partir do material resultante da dragagem das lagoas.

    A recomendação é de que o projeto comece somente após o Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental (EIA-Rima) e a prévia manifestação dos órgãos federais: Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Secretaria de Patrimônio da União (SPU) e Marinha do Brasil. O MPF pede ainda que as licenças ambientais já concedidas para o projeto sejam anuladas.

    De acordo com o MPF, o volume previsto de dragagem, de 5,7 milhões de metros cúbicos; bem como a obra de extensão do quebra-mar, que afetará a balneabilidade das praias do Pepê e da Joaatinga; e a criação de um ecossistema artificial de mais de 444 mil metros quadrados, são intervenções que exigem o EIA-Rima. O projeto engloba em sua área de influência 22 unidades de Conservação de Proteção Integral, inclusive o Parque Nacional da Tijuca.

    Segundo o Artigo 60 da Lei 9.605/98, é crime construir, reformar, ampliar, instalar ou fazer funcionar estabelecimentos, obras ou serviços potencialmente poluidores, sem licença ou autorização dos órgãos ambientais competentes, ou contrariando as normas legais e regulamentares pertinentes.

    A assessoria de comunicação do Inea informou que não recebeu nenhuma notificação até o final da tarde de hoje, e a SEA não se manifestou sobre as denúncias e solicitação do MPF.

    Fale com a Ouvidoria

    • Publicações90686
    • Seguidores338
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações26
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mpf-quer-suspender-obras-de-recuperacao-das-lagoas-da-barra-e-de-jacarepagua/139520255

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)