Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Abril de 2024

CCJ do Senado aprova PEC do Trabalho Escravo

Publicado por Agência Brasil
há 11 anos

Karine Melo

Repórter da Agência Brasil

Brasília A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou nesta quinta-feira (27) por unanimidade a chamada PEC do Trabalho Escravo (PEC 57-A/1999). O texto, que há 14 anos tramita no Congresso permite a expropriação de terras onde houver exploração de trabalhadores. Nesses casos, as terras seriam destinadas à reforma agrária ou a programas de habitação popular, sem qualquer indenização ao proprietário.

Sob o argumento de que antes de votar a proposta o Congresso precisa definir o que é trabalho escravo, um grupo de senadores, tentou impedir a votação da PEC na CCJ. A votação só foi possível depois de um acordo proposto pelo presidente da CCJ, Vital do Rêgo (PMDB -PB).

O acerto prevê que antes de seguir para a votação em dois turnos no plenário da casa, uma Comissão Especial Mista de senadores e deputados vai simultaneamente trabalhar na regulamentação desse tipo de crime.

Segundo o relator da proposta, senador Aloysio Nunes (PSDB-SP), a proposta de emenda à constituição não pode ser aplicada automaticamente. É preciso que haja uma definição clara sobre o que é o trabalho escravo, disse. Ele explicou ainda que atualmente os tribunais têm julgamentos conflitantes sobre essa definição. Também é preciso que haja uma lei que defina qual será o processo judicial de expropriação, porque essa determinação só pode se dar por meio de decisão judicial. São duas leis necessárias para que a emenda constitucional seja eficaz, disse.

Para dar celeridade à tramitação da PEC, o presidente da CCJ vai definir o prazo para o trabalho da comissão mista com os presidentes do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e da Câmara, Henrique Alves (PMDB-RN). A expectativa é que a PEC do Trabalho Escravo esteja pronta para votação no Plenário do Senado logo depois da volta do recesso parlamentar em agosto.

Edição: Denise Griesinger

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil

  • Publicações90686
  • Seguidores338
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações122
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/ccj-do-senado-aprova-pec-do-trabalho-escravo/100583182

3 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Precisa definir trabalho escravo? Qualquer cidadão que trabalhe em condições que contradigam a legislação sobre trabalho , deveria ser considerado trabalho escravo!!! continuar lendo

Mas só na área rural? E quem trabalha nas ditas"facções" de roupas, marcas inclusive conhecidas... Como fica? continuar lendo

É impressionante como o povo é altamente manipulável. O povo foi às ruas para "derrubar a PEC 37", sem sequer saber direito o que falava, até porque, não derrubaram NADA, basta ler o texto da Lei federal 12.830, aprovada dia 20/06/2013 para perceber que a pretendida incumbência policial para investigação de todos os crimes e não somente dos crimes previstos nos art. e 4º do art. 144 da CF, foi incluída nessa Lei, enquanto o povo estava nas ruas acreditando que estava lutando contra a PEC 37 e ajudando o MP a atuar em investigações que a CF não lhe atribui de fato, poi o rol de suas atribuições é taxativo o art. 129 da CF. Por outro lado, uma PEC muito mais importante para a população e para o país, tramita há 14 anos, a PEC 57-A/1999, e pelo que se viu tramitará ainda por mais 14 anos até ser aprovada e devidamente regulamentada, e o povo sequer a conhece!!!!! Pobre povo, ignorante e manipulável, até quando???? continuar lendo