Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Projeto vai atender a consumidores turistas do Mercosul que se sentirem lesados

    Publicado por Agência Brasil
    há 11 anos

    Da Agência Brasil

    Brasília- A Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça (Senacon/MJ), em conjunto com Uruguai e Venezuela e com os Procons do Rio de Janeiro e São Paulo, lançou hoje (10) o projeto piloto do Formulário de Reclamação para o Consumidor Visitante do Mercosul. O atendimento a brasileiros nos países membros do Mercosul e a estrangeiros no Brasil é o principal objetivo da iniciativa, criada pelo Comitê Técnico nº 7 de Defesa do Consumidor (CT-7).

    O consumidor turista que se sentir lesado durante sua permanência no país de visita deve preencher o formulário, disponibilizado em duas línguas, no site da entidade responsável do estado em que esteja para que haja a tentativa de acordo imediato. Caso o procedimento inicial não seja propício a ambos, o próximo passo é a abertura da reclamação. O órgão de proteção ao consumidor do local onde reside o afetado e em que ocorreu o conflito estarão em contato de forma constante até o resultado final da reclamação.

    Segundo a assessora da secretária nacional do consumidor, Ana Cândida Muniz, o formulário está disponível no site do Procon-RJ e, até o fim do dia, estará também no site do Procon-SP. No Uruguai, o formulário é direcionado para as cidades de Punta del Este e Montevidéu e, na Venezuela, para Caracas.

    De acordo com Ana Cândida, a proposta é única no mundo e pretende se expandir por outros países membros do Mercosul. O CT-7, criador do Formulário de Reclamação para o Consumidor Visitante no Mercosul, é o comitê ligado à Comissão de Comércio do Mercosul no que se refere a defesa do consumidor.

    Edição: Fábio Massalli

    • Publicações90686
    • Seguidores338
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações14
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/projeto-vai-atender-a-consumidores-turistas-do-mercosul-que-se-sentirem-lesados/100283695

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)