Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Senado aprova projeto que limita multa por cancelamento ou remarcação de passagem aérea

    Publicado por Agência Brasil
    há 11 anos

    Karine Melo

    Repórter Agência Brasil

    Brasília A cobrança de taxas abusivas pelo cancelamento com reembolso ou remarcação de passagens aéreas pode estar com os dias contados. A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou nesta quarta-feira (14), projeto de lei o PLS 24/2012 que limita o valor das multas que podem ser cobradas dos passageiros nesses casos a 10% do custo da passagem.

    A proposta, que ainda precisa ser analisada pela Câmara dos Deputados, também altera o Código Brasileiro de Aeronáutica e determina que o valor de 10% seja cobrado "independentemente do tipo de tarifa" paga pelo passageiro.

    Para a senadora Ana Amélia (PP-RS), autora do projeto, as companhias aéreas abusam na cobrança de multas exorbitantes pela remarcação ou reembolso dentro do prazo de validade da passagem. Ainda segundo Ana Amélia, as taxas para cancelar e remarcar uma passagem aérea comprada em tarifa promocional giram em torno de R$ 100,00.

    Em caso de pedido de reembolso, o passageiro deve ainda pagar uma taxa que varia de 40% a 50% do saldo, já descontado o valor da multa de cancelamento. É um absurdo, não há nenhum critério para a multa que você paga, reclamou Ana Amélia.

    Para o presidente do Instituto Brasileiro de Estudo e Defesa das Relações de Consumo (Ibedec), Geraldo Tardin, é urgente uma legislação que proteja o consumidor na relação com as companhias aéreas. A Agencia Nacional de Aviacao Civil [Anac] é inerte. Tem conhecimento [do problema] e não faz qualquer intervenção, criticou.

    Tardin ressaltou ainda que a prática de multas abusivas representa uma receita grande para as empresas aéreas. Se o projeto for aprovado na Câmara, minha preocupação é que isso vá se refletir em aumento das passagens aéreas, questionou.

    Em agosto, a Justiça Federal obrigou as companhias aéreas TAM, Gol, Cruiser, TAF e Total a comprovarem o cumprimento de uma sentença de 2011 que determinava a redução, em todo o país, das taxas cobradas para remarcação ou cancelamento das passagens. Foi estipulada multa de R$ 100 mil para cobrança superior a 10% do valor da passagem em casos de remarcação ou cancelamento.

    Edição: Davi Oliveira

    • Publicações90686
    • Seguidores338
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações630
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/senado-aprova-projeto-que-limita-multa-por-cancelamento-ou-remarcacao-de-passagem-aerea/100185092

    Informações relacionadas

    Jamil Nadaf de Melo, Advogado
    Artigoshá 8 anos

    Taxa abusiva de cancelamento de passagem aérea

    Indenizei Brasil, Advogado
    Artigosano passado

    Taxa de remarcação de voo abusiva? Saiba como resolver seu problema.

    Francisco Sannini Neto, Delegado de Polícia
    Artigoshá 10 anos

    Prisão preventiva e o artigo 313, inciso I, do Código de Processo Penal

    Tribunal de Justiça de Minas Gerais
    Jurisprudênciahá 6 anos

    Tribunal de Justiça de Minas Gerais TJ-MG - Apelação Cível: AC XXXXX-89.2013.8.13.0105 Governador Valadares

    1 Comentário

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    Claro que a aprovação do Senado é um avanço, mas a Câmara tem tantos projetos de lei encalhados, que não consigo ficar otimista. Muitos destes processos já foram aprovados no senado e nas comissões, está faltando um pouco de comprometimento e vergonha na cara pros nossos excelentíssimos deputados. continuar lendo