Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Relator do processo do mensalão começa sua conclusão do voto sobre compra de apoio parlamentar

    Publicado por Agência Brasil
    há 12 anos

    Débora Zampier

    Repórter da Agência Brasil

    Brasília O ministro Joaquim Barbosa, do Supremo Tribunal Federal (STF), retomou na tarde de hoje (20) o voto sobre as acusações de compra de apoio parlamentar entre 2003 e 2004, que constam do processo do mensalão. Ele concluirá agora o voto sobre os réus do PTB, que já foram condenados ontem (19), pelo relator, por corrupção passiva.

    Agora, Barbosa analisará a conduta dos mesmos réus Roberto Jefferson, Emerson Palmieri e Romeu Queiroz sobre o crime de lavagem de dinheiro. Em seguida, ele falará sobre a situação do único réu filiado ao PMDB na época dos fatos, José Rodrigues Borba, que também responde por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

    Nesta fase do julgamento, em que se analisa o Capítulo 6, o realtor entendeu que os réus ligados ao PP e ao PL (atual PR) são culpados por corrupção passiva, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha, com variações de crime, de réu para réu. O relator optou por não proclamar os resultados parciais ao longo do voto e, por isso, as condenações ainda não podem ser contabilizadas oficialmente.

    O único acusado absolvido por Barbosa no capítulo atual é Antonio Lamas, ex-assessor do PL. O pedido de inocência já havia sido feito pelo Ministério Público Federal (MPF), nas alegações finais do processo, por falta de provas.

    Assim que acabar o voto sobre os crimes de corrupção passiva e crimes correlatos, Barbosa abrirá a votação para os demais ministros votarem sobre a situação dos partidos da base aliada. Ontem, o relator optou por subdividir o capítulo atual, deixando para depois a análise dos crimes de corrupção ativa imputado a dez réus ligados ao PT e ao grupo de Marcos Valério.

    Edição: Lana Cristina

    • Publicações90686
    • Seguidores338
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações18
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/relator-do-processo-do-mensalao-comeca-sua-conclusao-do-voto-sobre-compra-de-apoio-parlamentar/100067341

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)